zoonoses

CAMPANHA

Praças de Imperatriz terão pontos de vacinação contra raiva neste sábado, 25

Objetivo da campanha é imunizar cerca de 37 mil animais, entre cães e gatos

Publicado em: 22/09/2021 por Islene Lima

Secretaria de Saúde

Praças de Imperatriz terão pontos de vacinação contra raiva neste sábado, 25

Seguindo o decreto municipal, o uso de máscara é obrigatório nos pontos de vacinação (Foto: Islene Lima)

O calendário da Campanha de Vacinação Antirrábica 2021 continua. A Prefeitura, por meio da Unidade de Vigilância em Zoonoses de Imperatriz, vinculada à Secretaria de Saúde, disponibiliza neste sábado (25), sete pontos para imunização de cães e gatos em praças.

Os locais são a Praça da Viola e São Miguel - Parque Anhanguera, Praça do Parque Alvorada, Praça União, Praça Brasil - Centro, Praça Ferro de Engomar - Vila Nova e Praça Jarbas Passarinho - Santa Rita.

O coordenador da Unidade, Cairo Vinicius, explica que os atendimentos ocorrem das 08h às 17h, sem intervalo, por uma equipe especializada que realiza a imunização dos animais.

“Os responsáveis devem ficar atentos à idade do animal, que só pode ser vacinado a partir de quatro meses de idade. Outra observação é com relação aos animais muito bravos ou que estejam estressados, para que os tutores se possível levem focinheira para os cães, evitando assim qualquer acidente no ato da vacina”, afirma.

Cairo ressalta ainda que a raiva é uma doença de alta letalidade, sendo transmitida de animal a seres humanos, por isso a imunização é realizada de forma anual e preventiva.

A dona de casa Maria José, moradora do Camaçari, um dos pontos de vacinação no último sábado (18), destaca que a vacina contra a raiva é muito importante para o bem-estar da sociedade em geral. “Sempre quando ocorre a campanha levo minhas três cachorrinhas no ponto mais próximo para a humanização. Não basta pegar um cachorro/ gato e não cuidar, eles precisam de cuidado, amor e estarem com a vacinação em dia, para prevenir doenças a eles e para nós”, esclarece.

Vale lembrar que a vacina antirrábica terá dia D da Campanha, em 02 de outubro, com pontos nas Unidade Básicas de Saúde Vila Lobão, Três Poderes, Nova Imperatriz, Santa Rita, Vila Redenção, Conjunto Vitória, Cafeteira, Milton Lopes, Ayrton Senna, Parque Amazonas, Planalto, além das escolas municipais: Frei Osvaldo Caronine, Parsondas de Carvalho, Leôncio Pires Dourado, Mutirão, Pedro Abreu e Morada do Sol.

Para que a campanha consiga a meta prevista, serão montados também postos de vacinação para abranger tanto a área urbana e rural, sendo feito na Unidade de Saúde da Lagoa Verde e Centro Novo.

A feirinhas do Bom Sucesso e Ferro de Engomar, bem como as praças do Parque Alvorada, União, São Miguel, Brasil, da Viola, Igreja Maranata, Unidade Regional de Saúde de Imperatriz (Funasa), Sesi, Clube da Sucam, e Associação de Moradores da Vila Nova, também serão pontos de vacinação no dia D da campanha.

zoonoses