zoonoses

CAMPANHA

Vacinação contra raiva é realizada no Sebastião Régis e Camaçari neste sábado

Cães e gatos a partir de quatro meses de idade devem ser vacinados

Publicado em: 16/09/2021 por Ariel Rocha

Secretaria de Saúde

Vacinação contra raiva é realizada no Sebastião Régis e Camaçari neste sábado

Campanha de vacinação, executada pela Unidade de Vigilância em Zoonoses de Imperatriz, pretende imunizar 37 mil animais. (Foto: Edmara Silva e Patrícia Araújo)

Neste sábado, 18 de setembro, campanha contra raiva em cães e gatos ocorre no Residencial Sebastião Régis, na Escola Municipal Antônio Leite Andrade, na Avenida Principal, nº 01, e no povoado Camaçari, na Unidade Básica de Saúde (UBS), na Rua Rafael de Almeida. Das 08h às 17h, os tutores devem levar seus pets nesses locais, a partir de quatro meses de idade, para receberem a vacina contra raiva.

Campanha de vacinação, executada pela Unidade de Vigilância em Zoonoses de Imperatriz, pretende imunizar 37 mil animais, entre cães e gatos. O coordenador da Unidade, Cairo Vinicius, alerta para os riscos da falta de imunização dos animais. “Raiva é uma zoonose, que é uma doença infecciosa transmitida entre animais e pessoas. Como se trata de uma doença grave, sem cura e que leva a óbito aqueles que são acometidos, a única forma de prevenção é com a vacina”, comenta.

No Embiral e Cacauzinho, a imunização ocorre no dia 29 de setembro, com aplicação das vacinas de casa em casa, nesses povoados.

Dia D da Campanha em Imperatriz

Dia D da campanha será em 02 de outubro, com pontos nas Unidades Básicas de Saúde Vila Lobão; Vila Redenção; Santa Rita; Três Poderes; Nova Imperatriz; Milton Lopes; Santa Lúcia; Ayrton Senna; Planalto; Conjunto Vitória; Cafeteira; e Parque Amazonas. Também nas escolas municipais Mutirão; Leôncio Pires Dourado; Frei Osvaldo Caronine; Darcy Riberio; Parsondas de Carvalho; Pedro Abreu; e Morada do Sol.

Serão montados postos nas feirinhas do Bom Sucesso e Ferro de Engomar. Nas praças do Parque Alvorada; União; São Miguel; da Viola; São Miguel; e Brasil. Assim como na Igreja Maranata; Unidade Regional de Saúde de Imperatriz (Funasa); Sesi; Clube da Sucam; e Associação de Moradores da Vila Nova. Complementar na zona rural, as Unidades de Saúde da Lagoa Verde; e Centro Novo vão ter pontos de vacinação no Dia D.

zoonoses