REGIÃO
Secretários de Saúde discutem regulação de pacientes no Socorrão
Representantes de 15 municípios buscam medidas para agilizar e melhorar atendimento no HMI
Publicado em: 29/01/2019 por João Rodrigues
A Secretaria Municipal de Saúde, Semus, tirou dúvidas e solicitou aos secretários e representantes de 15 municípios que mantém pactuação com Imperatriz que adotem medidas que resultem na agilização e melhor qualidade no atendimento dos pacientes no Hospital Municipal. A proposta foi apresentada pelo secretário Alair Firmiano e reafirmada pela direção e médico regulador do Socorrão,, em reunião da Comissão de Intergestores Regionais de Saúde (CIR), nesta terça-feira, 29, na Unidade Regional de Saúde.
A principal pauta foi a discussão sobre os avanços na regulação de pacientes de outros municípios que deverão, a partir de agora, enviar seus pacientes com o respectivo encaminhamento médico, justificativa e o quadro clínico atual antes da transferência.
“Estava faltando comunicação, o encaminhamento médico, e isso é importantíssimo para que se receba o paciente com mais agilidade, se saiba o que é urgência e o que não é urgência e assim acelerar o atendimento”, explicou o titular da Semus.
A secretária de Saúde de Campestre do Maranhão, Bruna Ribeiro aprovou a reunião em que definiu como importante propor um consenso sobre a regulação de pacientes de municípios pactuados. “Esperamos que melhore a regulação e o paciente demore menos tempo esperando a vaga no HMI a partir de agora”, destacou.
Participantes da reunião
A reunião da CIR é realizada todos os meses para discutir temas diversos, mas sempre comuns e de interesse dos municípios pactuados com Imperatriz. Além do secretário de Saúde, Alair Firmiano e da secretária adjunta Mariana Jales, participaram a diretora administrativa do HMI, Marília Carvalho; Neide Bastos, coordenadora do Núcleo Interno de Regulação de Leitos do HMI, NIR; Herilandes, presidente da CIR Regional de Imperatriz; equipe técnica da Unidade Regional de Saúde; o médico Rodrigo Teles, coordenador da equipe médica e regulação do NI-HMI, o secretário de saúde de Senador La Rocque, Carlos Almeida; o secretário municipal de Saúde de Montes Altos, Jeová Santana; a secretária de saúde de Campestre, Bruna Ribeiro e o titular da saúde municipal em Estreito Cássio Batista.