OBRAS
Inaugurado Centro de Fisioterapia José Abrantes Sarmento
Montado com recursos próprios do município, este é o primeiro Centro Municipal de Fisioterapia de Imperatriz e ofertará atendimento nas modalidades de reabilitação – física e intelectual, adulto e infantil
Publicado em: 05/09/2024 por Maria Almeida
Foi inaugurado na manhã desta quinta-feira (05), o Centro de Fisioterapia “Doutor José Abrantes Sarmento”, na Vila Nova. Voltado à reabilitação física e intelectual, o equipamento público é o primeiro Centro Municipal de Fisioterapia de Imperatriz e ofertará atendimento as pessoas com deficiência em duas modalidades de reabilitação – física e intelectual, adulto e infantil. A solenidade contou com a presença do prefeito Assis Ramos, da secretária de Saúde, Doralina Marques e de familiares do homenageado.
O centro disponibilizará serviços de reabilitação ortopédica, respiratória, cardiopulmonar, fonoaudiológico, pós-trauma de AVC e, etc. Na área de reabilitação intelectual, será trabalhado por meio da estimulação neuropsicossensorial, o desenvolvimento cognitivo e emocional, tendo como principal finalidade proporcionar e fornecer ferramentas psicológicas que permitam maximizar as capacidades dos pacientes em tratamento. Os atendimentos serão regulados e agendados via regulação SISREG.
“Uma obra importante que eu agradeço a dedicação da secretária. Quando se fala em saúde tudo é mais difícil, porque não fazemos uma saúde só para Imperatriz, mas para toda uma região e diante das dificuldades, dona Doralina conseguir inaugurar este Centro só atesta nosso compromisso com o povo, com a população. Sobre o homenageado, a gente reconhece o legado que ele deixou. Sabemos do prestígio que ele tem pelo trabalho prestado. Homenagem mais que justa, só estamos atestando o reconhecimento de quem trabalhou muito por essa cidade” – destacou o prefeito Assis Ramos.
A estrutura do Centro conta com: salas de fisioterapia, consultório de ortopedia, área interna e externa de convivência, sala de atividade instrumental de vida diária, sala de atendimento terapêutico em grupo e individual adulto, espaço de avaliação inicial, consultório de enfermagem, sala de reunião, sala de estimulação precoce, consultório interdisciplinar para avaliação clínico funcional, modalidades física e intelectual, além de aparelhos modernos da área de fisioterapia.
“Estamos entregando à população um Centro de Fisioterapia completo para que o paciente tenha acesso a um tratamento que lhes permita recuperação em sua totalidade. É um espaço para dar dignidade as pessoas, aqui elas terão um atendimento especializado para fazer o tratamento que for indicado dentro dos processos de reabilitação física, motora ou intelectual. E ressalto aqui que esta obra reflete o compromisso da gestão Assis com os munícipes, pois este Centro foi montado exclusivamente com recursos próprios do município”, ressaltou Doralina.
A secretária reafirmou ainda que a adaptação do espaço, compra de equipamentos e formação de equipe foi realizada sem qualquer contrapartida estadual ou federal e que está em fase avançada de construção o CER tipo IV, onde serão atendidas pessoas com deficiência intelectual, física, auditiva e visual.
A inauguração do novo Centro de Fisioterapia marca um passo importante na melhoria dos serviços de saúde de Imperatriz e região, oferecendo um ambiente moderno e adequado para a recuperação dos pacientes, reafirmando o compromisso da administração municipal com o bem-estar da população.
Homenagem
O Centro homenageia o médico José Abrantes Sarmento, imperatrizense de coração, que nos deixou aos 84 anos, após escrever uma brilhante história nos capítulos da saúde pública e privada de Imperatriz e região. Natural de Sousa, na Paraíba, Dr. Abrantes chegou à Imperatriz em abril de 1976, onde exerceu suas primeiras atividades como clínico e cirurgião geral, no Hospital Santa Maria.
Sua trajetória de trabalho foi marcada também pela sua atuação nos hospitais: Unimed, HC (Hospital das Clínicas) e HMI/Socorrão (Hospital Municipal de Imperatriz). Na Atenção Primária, ele se destacou pelo trabalho desenvolvido durante anos na Unidade Básica de Saúde Vila Lobão. Além disso, prestou serviços em diversas prefeituras como: Campestre, Governador Edson Lobão e Cidelândia.
Dr. Abrantes foi casado com sra. Antônia, com quem teve três filhos; dois deles excelentes profissionais, servidores efetivos do nosso município – a farmacêutica bioquímica Monice Abrantes e o médico neurologista Renato Abrantes. O terceiro, Cientista da Computação, cuida dos negócios da família. Dr. José Abrantes deixou também seis netos, dentre eles uma acadêmica de medicina que se forma ainda este ano, inspirada pelo avô e um acadêmico de Medicina Veterinária, também inspirado pelo avô, que tinha uma paixão especial pela agropecuária.
José Abrantes Sarmento morreu em 01 de junho de 2023, aos 84 anos, deixando seu legado na história da medicina de Imperatriz e Região Tocantina.