SAÚDE
Imperatriz inicia campanha nacional de vacinação contra gripe
Semus orienta que vacinação será para grupos prioritários como idosos, crianças, gestantes, puérperas e pessoas com doenças crônicas
Publicado em: 10/04/2019 por João Rodrigues
A Secretaria Municipal de Saúde, Semus, iniciou nesta quarta-feira, 10, ações da campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) para grupos prioritários como idosos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores além de grupos que possuem comorbidades crônicas. A meta do Município é imunizar 90% do público alvo.
Até o encerramento da campanha, a população poderá procurar a vacina em 34 unidades de vacinação distribuídas por bairros, das quais seis estão na zona rural. “Esperamos que todas as pessoas que fazem parte deste público-alvo se dirijam até a unidade de saúde mais próxima de sua casa com sua carteira de vacinação, principalmente, as crianças, para serem atualizadas”, disse a coordenadora da Imunização da Semus, Socorro Ribeiro.
A coordenação ainda ressaltou que no dia 4 de maio será o “Dia D” da campanha, ocasião em que todas a unidades de saúde do Município vão funcionar em tempo integral para atender a população.
O secretário municipal de Saúde, Alair Firmiano lembrou que a campanha nacional de vacinação contra a gripe este ano em Imperatriz foi antecipada com a aplicação de vacinas em famílias atingidas pelas chuvas que estão em abrigos. No entanto, destacou que essa ação especial foi somente na segunda e terça-feira desta semana, e que a vacina será também disponibilizada nas unidades de saúde.
A coordenadora observou que no caso de crianças menores de 6 anos, que vão tomar a vacina pela primeira vez terão de retornar a unidade de saúde para tomar outra dose em trinta dias. Já aquelas crianças que já tomaram doses em anos anteriores, vão tomar apenas uma dose nesta campanha.
Números da campanha
A meta é imunizar 66.800 pessoas de grupos prioritários distribuídos da seguinte forma:
Idosos 20.587
Crianças 23.662
Trabalhadores 9.038
Gestantes 3.671
Puérperas 603
Professores 2.966
Grupos com comorbidade crônica - em média 3.120 pessoas