Saúde

Saúde

Farmácia Viva é implantada em Imperatriz

Projeto será desenvolvido em parceria com a comunidade.

Publicado em: 02/10/2017 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

Farmácia Viva é implantada em Imperatriz

Encontro realizado na UFMA para discussão do Programa Farmácia Viva (Foto: Maria Almeida)

            O programa fitoterápico Farmácia Viva foi incorporado ao sistema da saúde pública de Imperatriz na tarde de quinta -feira, 28, com assinatura de termo de adesão. Iniciativa do Estado em parceria com os municípios, projeto visa o uso racional das plantas medicinais, resgatando o conhecimento popular, embasado no científico. As áreas para plantio e cultivo das plantas já estão sendo mapeadas pela Secretaria de Saúde, através da Central de Assistência Farmacêutica e Atenção Básica.

            Em aproximadamente 30 dias será formado o primeiro horto. “Imperatriz é a pioneira da região a aderir ao projeto e já temos três espaços definidos. O apoio que o secretário de saúde está nos dando é fundamental para manutenção da farmácia, porque enquanto Estado, vamos capacitar os profissionais para dar início ao processo de implantação, mas quem vai dar seguimento é o município”, ressaltou a coordenadora Regional da Assistência Farmacêutica do Maranhão, Luselma Barbosa.

            De acordo com dados apresentados pela coordenadora do programa, Kallyne Bezerra, em palestra realizada no auditório da Universidade Federal do Maranhão, UFMA, há um grande índice de mortalidade causada por envenenamento com plantas medicinais. “O programa é de suma importância porque vai orientar, levar conhecimento à população, as pessoas vão saber o que está usando, para que está usando e na dosagem correta” – ressaltou.   

            Serão cultivados boldo, erva cidreira, capim limão, xanana, romã, ortiga branca, alface e manjericão. Segundo o secretário de Saúde, Alair Firmiano, os primeiros hortos serão formados no Centro de Especialidades Médicas Três Poderes e nas Unidades Básicas de Saúde da Vila Cafeteira e Santa Lúcia. “As plantas medicinais podem ser usadas para tratar diversas patologias, agindo também como coadjuvante terapêutica nas doenças crônicas. O conhecimento e o uso adequado são fundamentais”, afirmou.

 

Saúde