Saúde

IMUNIZAÇÃO

Campanha de vacinação prossegue atendendo a diversos públicos

Vacina contra a Influenza é disponibilizada para a população

Publicado em: 04/05/2023 por André Claudino

Secretaria de Saúde

Campanha de vacinação prossegue atendendo a diversos públicos

A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde de Imperatriz (Foto: Maira Soares)

A campanha de vacinação contra influenza continua na cidade, com a estimativa de 36 mil doses para aplicação. Desse total, 14 mil foram aplicadas desde o início da conscientização da vacina, que tem o intuito de reforçar o sistema imunológico da população, pois os números de pessoas com gripe aumentaram devido ao modo de transmissão que o vírus tem.

A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. Os sintomas podem ser confundidos com os da covid-19. As doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. 

“É de grande importância, que a população se vacine, pois nos últimos meses os números de viroses tem aumentado, também importante lembrar que as outras vacinas também são importantes para melhor desempenho da saúde da população, como as vacinas da COVID -19, por exemplo”, afirma Sormanne Branco, Coordenadora da Atenção Básica de Saúde. 

O modo de contaminação da influenza é parecido com outros vírus, vem a partir das tosses, espirros e contatos com outras pessoas já infectadas, a diferença é que quando alojada no corpo, o vírus se intensifica como uma forte gripe, trazendo consigo vários outros problemas, como dores de cabeça, problemas nasais entre outros. 

“A vacinação é a medida de prevenção mais eficaz para contribuir para a redução da circulação viral na nossa cidade. Temos que focar principalmente nos grupos de indivíduos que tem condições de risco, pois é uma população que é mais atingida. Realizamos o Dia D de vacinação e continuaremos com os nossos profissionais trabalhando para atingirmos a meta de vacinação da população”, pontua o Secretário de Saúde, Alcemir Costa. 

Público-alvo estimado para a campanha 

Pessoas com 60 anos ou mais de idade

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias)

Gestantes em qualquer idade gestacional

Puérperas (todas as mulheres no período até 45 dias após o parto)

Professores do ensino básico a superior público e privado

Povos indígenas

Povos e comunidades tradicionais quilombolas

Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento

Profissionais das Forças Armadas

Pessoas com deficiência permanente de acordo com definição do Ministério da Saúde
caminhoneiros

Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade

Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbano e de longo curso
- Trabalhadores portuários

População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas

Saúde