Saúde

AÇÃO

Campanha da Luta Antimanicomial foi aberta em Imperatriz

Oficinas, palestras, exposição e várias atividades integram a programação

Publicado em: 17/05/2024 por Luana Barros

Secretaria de Saúde

Campanha da Luta Antimanicomial foi aberta em Imperatriz

Evento faz alusão ao Dia 18 de maio, Dia da Luta Antimanicomial (Foto: Luana Barros)

Nesta sexta-feira (17) foi realizada programação de abertura da Campanha da Luta Antimanicomial, pela Secretaria de Saúde (Semus), no auditório da Universidade Ceuma, em Imperatriz. Ação reforça a luta das pessoas em sofrimento mental e combate a ideia de que se deve isolar a pessoa em nome de pretensos tratamentos.

Primeiro dia do cronograma da campanha abordou os seguintes temas: Linhas do tempo; Lei Antimanicomial 10.216/2001, fechamento do NAISI, Desenvolvimento e ampliação do RAPS no município de Imperatriz, Apresentação dos serviços de saúde mental e no final um espaço destinado às perguntas dos participantes do evento.

Alberto Clésio, coordenador da Rede de Saúde Mental de Imperatriz, explica que atividade faz alusão ao Dia 18 de maio, Dia da Luta Antimanicomial e foi voltada aos alunos das instituições de ensino e dá detalhes de outros eventos.

“Teremos uma programação com várias atividades. No dia 22 de maio, às 14h, na Universidade Ceuma, com exposição do material elaborado pelos pacientes na terapia ocupacional do CAPS II Renascer de Imperatriz. No dia 23 de maio, 8h, teremos a oficina e troca de saberes com os acadêmicos da Facimp. Nos dias 28 e 29 de maio ações serão realizadas na UEMASUL - oficina e troca de saberes com os profissionais das Unidades Básicas de Saúde. E no dia 29 de maio será com os médicos da Atenção Primária e Saúde Mental”.

Saúde