Prevenção

SERVIÇO

Repartições da administração municipal adotam novas medidas preventivas

Restrição de atendimentos e acesso on-line às informações financeiras estão entre as ações

Publicado em: 19/03/2020 por Sara Ribeiro

Secretaria de Administração

Repartições da administração municipal adotam novas medidas preventivas

Todos os serviços estão mantidos com atendimentos presenciais reduzidos. (Foto: Joceir Júnior)

Apesar de Imperatriz não ter nenhum caso de Coronavírus (Covid-19) confirmado até o momento, a gestão municipal decidiu ampliar o rol de medidas preventivas para o funcionalismo público. Ações discutidas durante reunião na manhã desta quinta-feira, 19, já estão em vigor em diversas repartições.

Conforme determinado no Decreto Municipal nº 019/2020, atendimento presencial ao público está mantido somente para os casos indispensáveis e urgentes. A exemplo da rotina adotada nas secretarias da Administração-Seamo, e Educação-Semed, servidores escalados no cronograma de revezamento não poderão adentrar os prédios acompanhados e devem permanecer na distância mínima de um metro dos colegas de trabalho e do público e manter os ambientes arejados.

“Todos os serviços estão mantidos com fluxo regular, porém os atendimentos presenciais foram reduzidos a fim de garantir o bem-estar de todos os nossos servidores e da população em geral. No caso da Seamo, o atendimento ao público está mantido somente para lotação de profissionais convocados em concurso, sendo realizado apenas um atendimento por vez, com triagem na portaria do prédio. Os demais serviços, como emissão de contracheques e comprovante de rendimentos para fins de declaração do imposto de renda, estão disponíveis no portal do servidor no site da Prefeitura”, explica José Antonio Pereira, secretário municipal de Administração e Educação.

Ação regulamentada por meio de portaria, objetiva evitar trânsito nos corredores e permanência de mais de duas pessoas por sala. Para os servidores que por ventura estejam retornando de licenças, o documento prevê prorrogação do afastamento durante o período de vigência do Decreto nº 019/2020, com exceção dos profissionais de saúde.

Outra medida importante é a proibição do acesso e permanência de crianças nesses ambientes. “Com a suspensão das aulas em todas as instituições de Educação Básica, observamos algumas pessoas transitando com crianças em ambientes movimentados, o que vai de encontro com as orientações das autoridades de saúde pois trata-se de um público mais vulnerável a possível contágio. Nossa intenção é proteger ao máximo nossos pequenos para que estejam em plenas condições de saúde ao final do período de isolamento social”, ressalta o secretário.

Em relação às demandas relativas à gestão escolar como organização de dados no sistema Geduc e prestação de contas, a Semed orienta que gestores e demais servidores das unidades escolares procurem inicialmente o atendimento por telefone com os coordenadores de cada setor. “Mesmo com o uso de utensílios para proteção individual, precisamos evitar ao máximo o fluxo nas ruas e temos certeza que podemos contar com a colaboração de todos”.

Chave-web

Prefeitura disponibiliza a chave-web on-line, nova ferramenta que garante mais acessibilidade. Agora, os trabalhadores passam a consultar no Portal do Servidor seus consignados e possibilidade de simular empréstimos, além dos contracheques e rendimentos anuais, que já estavam disponíveis. A medida é uma inovação, que facilita o acesso a todas as informações financeiras necessárias para o servidor fazer seus consignados. 

Para ter acesso, basta entrar no Portal da Transparência, fazer login no Portal do Servidor e verificar seu ID (Usuário) e chave-web (Senha) disponíveis. Depois, é só acessar a aba “Consignado”, colocar o ID e chave-web. Pronto, é possível verificar informações como margens disponíveis, consignados, simulação de empréstimos e gráfico sobre a margem utilizada. É obrigatória a mudança de senha caso seja o primeiro acesso ao site do ConsigSimples.

Com colaboração de Ariel Rocha

Prevenção