Preservação

CONSCIENTIZAÇÃO

Intensificadas ações de educação ambiental nos bairros

Durante atividades são entregues cartilhas educativas que destacam a coleta seletiva

Publicado em: 16/01/2019 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Intensificadas ações de educação ambiental nos bairros

Ações buscam conscientizar comunidade sobre descarte correto dos resíduos de lixo (Foto: Edmara Silva)

Para conscientizar população sobre descarte correto dos resíduos de lixo, a Prefeitura de Imperatriz, através das secretarias municipais do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh; e Planejamento Urbano, Seplu; intensificam ações de educação ambiental em diversos pontos da cidade. Nesta quarta-feira, 16, equipes das duas pastas distribuíram panfletos educativos sobre coleta seletiva no Calçadão, lojas da Avenida Getúlio Vargas e nas praças de Fátima e Brasil, Centro.

“O poder público municipal vem promovendo uma série de ações, com intuito de alertar quanto aos prejuízos sociais e ambientais que o descarte incorreto do lixo pode causar à comunidade”, explica Bárbara Soares, diretora do Departamento de Educação Ambiental.

Carlos Alberto da Silva, 56, morador da Vila Redenção II, trabalha há quase 20 anos como vendedor de lanche, no Calçadão. “É importante que todos recolham o lixo e coloque em local adequado. Se o ambiente estiver limpo com certeza vai atrair mais pessoas. Com isso, vamos vender mais e ao mesmo tempo estaremos contribuindo com a nossa cidade”, destacou.

Na terça-feira, 15, a panfletagem aconteceu na feirinha da Nova Imperatriz, Rua Santo Cristo com Rua Amazonas. Durante ação, o presidente da Associação dos Feirantes da Nova Imperatriz, Benedito de Almeida Aniceto, 53, destacou a importância do trabalho da Prefeitura. “Esta conscientização é muito importante. As pessoas precisam entender e colaborar com a coleta, descartando de forma correta os resíduos. Isso ajuda o meio ambiente e para a saúde”, afirmou.

Diariamente 75 feirantes, com vendas de frutas, verduras, legumes, carnes bovina e suína, frango, peixe e comida caseira, trabalham na Nova Imperatriz, sendo que esse número chega a dobrar aos fins de semana por conta da grande movimentação no espaço.

A Educação Ambiental constitui um importante instrumento de mobilização da comunidade para mudança de hábitos e comportamentos, especialmente em projetos relacionados à coleta seletiva.

Preservação