Preservação

MEIO AMBIENTE

Prefeitura realiza atividades para celebrar Dia Mundial da Água

Mobilização acontece de 19 a 22 de março em pontos diversos da cidade

Publicado em: 15/03/2019 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Prefeitura realiza atividades para celebrar Dia Mundial da Água

Imperatriz é banhada pelo Majestoso Rio Tocantins, o segundo maior rio totalmente brasileiro (Foto: Edmara Silva)

Na próxima terça-feira, 19, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, dará início a Semana da Água 2019. As ações serão realizadas até sexta-feira, 22, sob a coordenação do Departamento de Educação Ambiental.

“Vai ser uma semana dedicada à preservação do nosso maior patrimônio, que é a água. Por isso, devemos trabalhar arduamente na conscientização ambiental da população, em especial nossas crianças e jovens. É importante que também haja um envolvimento de todos os seguimentos da sociedade nesta mo9bilização”, alertou Rosa Arruda, secretária do Meio Ambiente.

A programação conta com atividades educativas nas escolas, plantio de mudas de árvores nativas em áreas de preservação ambiental, recuperação da Mata Ciliar do Riacho Bacuri, blitz educativa sobre a preservação da água, no centro da cidade, com entrega de panfletos, lixeira para cambio de carro e colagem de adesivos.

A culminância do projeto acontece na avenida Beira Rio, próximo a concha acústica, com entrega de mudas de árvores, panfletos educativos, lixeira para cambio de carro e exposição de banners educativos.

“Serão atividades com o intuito de chamar a atenção da população em geral sobre a importância da água, alertar e estimular a conscientização do uso consciente desse recurso, por meio de ações práticas de educação ambiental, que envolve diversas ações”, reforçou a engenheira florestal, Bárbara Brenda Soares, diretora do Departamento de Educação e Projetos Socioambientais da Semmarh.

O dia 22 de março, Dia Mundial da Água, é destinado principalmente a discutir os temas relacionados a esse importantíssimo e necessário bem que a natureza oferece. A data teve origem em 1992, atendendo recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, onde os países membros da ONU devem promover atividades de conscientização sobre a preservação de recursos hídricos, destacando a importância da água para a sobrevivência humana e para a manutenção da saúde.

O texto discorre sobre as sugestões, medidas e informações necessárias para a solução dos problemas do uso da água, considerando-a um bem perecível, e buscar despertar a consciência ecológica dos povos e dos governos para a questão hídrica.

O Brasil concentra uma quantidade maior da água potável disponível, cerca de 12% dela, mas ainda falta muita vontade política para sanar os problemas que envolvem a utilização desse precioso bem. Nota-se isso nos esgotos, muitas vezes jogado a céu aberto e em sua maioria despejados nos rios sem qualquer tratamento, nas empresas fornecedoras de água potável e sua falta de cuidado com o desperdício e na consciência das pessoas para uma utilização racional.

Imperatriz, segunda cidade mais populosa do Maranhão, com 258 mil habitantes, 101ª do Brasil, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, possui umas das maiores riquezas hídricas do país. A cidade é banhada pelo rio Tocantins, segundo maior rio totalmente brasileiro, perdendo apenas para o São Francisco, e cortada nas zonas urbana e rural pelos riachos Cacau, Bacuri, Riacho do Meio, Santa Teresa, Capivara, Lagoa Cercada, Barra Grande e Cinzeiro.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

Terça-feira, 19, às 8 horas

Atividade: Palestra “Água é Vida”

Local: Escola Municipal Marly Sarney, Vila Redenção II.

Quarta-feira, 20, às 8h

Atividade: Plantio de mudas de árvores nativas na área de preservação da Lagoa das Graças, em parceria com os alunos da Escola Municipal Morada do Sol.

Local: Bairro Morada do Sol, região da grande Vila Nova

Quinta-feira, 21, às 8h

Atividade: Recuperação da Mata Ciliar do Riacho Bacuri, com plantio de mudas de árvores nativas, em parceria a Escola Municipal Mariana Luz

Local: Bairro Santa Rita

Sexta-feira, 22, às 8h

Atividade: Blitz educativa sobre a preservação da água, com entrega de panfletos, lixeira para cambio de carro e colagem de adesivos.

Local: Praça de Fátima e cruzamento da avenida Getúlio Vargas com Ceará, centro.

Horário: Das 16h às 19h

Atividades: Culminância do Projeto com entrega de mudas de árvores, panfletos educativos, lixeira para cambio de carro e exposição de banners educativos.

Local: Avenida Beira Rio, próximo a concha acústica

Preservação