Limpeza Pública

MEIO AMBIENTE

Palestra destaca importância da coleta seletiva na preservação ambiental

As ações acontecem com o apoio do Departamento de Educação Ambiental e Áreas Protegidas da Semmarh

Publicado em: 19/04/2023 por Lucas Medeiros

Palestra destaca importância da coleta seletiva na preservação ambiental

Alunos acompanham a palestra sobre desenvolvimento sustentável. (Foto: Maira Soares)

Dando continuidade as ações que visam ampliar a coleta seletiva nas escolas da rede pública municipal de ensino, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Superintendência de Limpeza Pública (SLP), realizou nesta quarta-feira (19), palestra sobre a importância da coleta seletiva na preservação do meio ambiente. Desta vez o público-alvo foi alunos da escola municipal Fernanda Branco Oliveira, localizada no Habitar Brasil, no grande Conjunto Vitória.

O superintendente de Limpeza Pública, Ítalo Ramos, explica sobre a importância de ensinar os mais jovens para que todos possam ter consciência da importância da coleta seletiva. “Essa ação nossa, sala limpa, cidade limpa, entende que as crianças são o nosso futuro. Eles são os principais agentes de informação para os demais. A gente leva a importância da limpeza também para que as crianças possam entender que isso afeta diferentemente a saúde pública, como, por exemplo, na propagação de doenças que se proliferam por meio de lixo e afins”, destaca.


As palestras contam com o apoio da equipe técnica do Departamento de Educação Ambiental e Áreas Protegidas da Semmarh, sob a direção da engenheira florestal, Bárbara Brenda Soares. “As parcerias são muito importantes para que possam ser realizadas ações de conscientização sobre a coleta devida dos resíduos para que não possam ser descartados de maneira incorreta. Também destacamos sobre a construção do aterro sanitário de resíduos sólidos de Imperatriz”, afirma a engenheira.



A gestora pedagógica da escola, Nadja Salvelina, explica como essas ações são relevantes e bem recebidas pela comunidade escolar. “Hoje na nossa escola, tanto eu, como a gestora administrativa, estamos muito felizes com a visita de várias secretárias visando parcerias para um bem maior. Sempre trabalhamos o projeto do meio ambiente com vários eixos sobre a educação ambiental, como, por exemplo, sobre a coleta seletiva. Por meio dessas parcerias, estamos ensinando os alunos sobre o meio ambiente e como a coleta, descarte e seleção do lixo é essencial para preservação do meio ambiente”, afirma.



Os alunos tiveram acesso a informações sobre como descartar o lixo de forma correta, doenças que são propagadas por resíduos que são inseridos no meio ambiente e como evitar isso. É como relata o aluno, Jorge Fernando, do 5º ano A. “Hoje eu aprendi que devemos colocar o lixo para fora, limpar a calçada e sempre evitar deixar materiais que possam proliferar bichos, como os insetos”, explica o estudante.

A iniciativa da SLP, vai continuar atendendo as demais escolas do município, em parceria com o Meio Ambiente e a Secretaria de Infraestrutura. Crianças da escola receberem apresentação de fantoches, palestra sobre animais que proliferam doenças, e como isso pode originar uma questão de saúde pública, uma vez que lixo espalhado e não recolhido, pode ocasionar no adoecimento da população. 

Para Elayne Cristina, da gestão ambiental para implantação do aterro sanitário, conta como foi levar de forma lúdica e diverta, informações para as crianças, sobre destinação correta do lixo. “Hoje nós viemos aqui, tratar sobre a temática que envolve a questão socioambiental, que envolve a questão da coleta seletiva”, conta. 

Com colaboração de André Claudino e Regilson Borges

Limpeza Pública