Notícias

REINAUGURAÇÃO

Prefeitura de Imperatriz reinaugura Banco de Alimentos e Banco de Leite

Também foi lançado o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que fortalece a agricultura familiar e contribui para a segurança alimentar no município

Publicado em: 29/01/2026 por Ana Maria Nascimento

Secretaria de Desenvolvimento Social

Prefeitura de Imperatriz reinaugura Banco de Alimentos e Banco de Leite

O Banco de Alimentos e o Banco de Leite funcionam na Rua Albano, nº 495, bairro Entroncamento. (Foto: Matheus Cardoso)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES), realizou nesta quinta-feira (29) a reinauguração do Banco de Alimentos e do Banco de Leite, localizados na Rua Albano, nº 495, no bairro Entroncamento. Os equipamentos atendem famílias em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar no município.

A reinauguração marca a retomada dos serviços no espaço, que passou por reforma, recebeu novos equipamentos e teve ampliada a capacidade de armazenamento e distribuição de alimentos e leite.

A secretária da SEDES, Maria Caroline Duailibe, comentou sobre o papel dos equipamentos no atendimento à população. “São dois equipamentos importantes onde os serviços deles impactam diretamente na vida de pessoas em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar. Essa é uma gestão comprometida com responsabilidade e o respeito a cada cidadão imperatrizense”.

Banco de Alimentos

O Banco de Alimentos é um equipamento vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e atua no combate à insegurança alimentar. O serviço realiza a distribuição de alimentos para famílias, instituições filantrópicas e equipamentos da rede socioassistencial. Em 2025, foram recebidos 20.761,8 quilos de alimentos, destinados às entidades e equipamentos cadastrados.

A coordenadora do Banco de Alimentos, Witalândia Silva, explicou que o funcionamento ocorre por meio de doações. “O Banco de Alimentos funciona integralmente de doações de grandes e pequenos produtores e empresários que trabalham na parte de horta e frutas. Recebemos alimentos cuja finalidade é manter esse equilíbrio alimentar na mesa dessas famílias que vivem em vulnerabilidade”.

Hoje, o Banco atende mais de 300 famílias, com alcance aproximado de 1.600 pessoas. O atendimento ocorre em articulação com os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). São atendidas famílias acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), inscritas no Cadastro Único e beneficiárias do Programa Bolsa Família. As assistentes sociais realizam visitas domiciliares e, mediante avaliação da necessidade, encaminham as famílias ao Banco de Alimentos.

Com a reinauguração, o espaço passou a contar com um Centro de Capacitação, voltado à qualificação dos beneficiários, com atividades relacionadas ao aproveitamento integral dos alimentos, empreendedorismo e educação alimentar.

Programa de Aquisição de Alimentos - modalidade Leite

O Banco de Leite funciona como ponto de distribuição do Programa de Aquisição de Alimentos - modalidade Leite (PAA Leite), do Governo do Estado do Maranhão. O acesso das famílias ocorre por meio dos CRAS. Em 2025, foram distribuídos 45.943 litros de leite para famílias, instituições, abrigos e equipamentos públicos.

O coordenador do PAA Leite, Odair Sousa, falou sobre a reinauguração do espaço. “Estou feliz por reinaugurar o fundo de distribuição do leite aqui em Imperatriz, um programa que visa atender famílias em vulnerabilidade social, onde hoje temos um cadastro de aproximadamente de 1.500 famílias”.

A reforma possibilitou melhorias como climatização do ambiente, aquisição de novos freezers e ampliação da capacidade de armazenamento.

Lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

Além das reinaugurações, também foi lançado no município o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), uma das políticas públicas do Governo Federal. O programa tem como objetivo a compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar, com destinação ao Banco de Alimentos e posterior distribuição às entidades da rede socioassistencial.

Em Imperatriz, a execução ocorre por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Produção (SMAPAP), envolvendo agricultores previamente cadastrados.

O secretário da SMAPAP, Paulo Marcelo, falou sobre o retorno do programa no município. “A gente está recuperando o PAA e vendo tanto produtor ser beneficiado, vendo tanta gente também recebendo os alimentos aqui, é uma felicidade enorme neste momento conseguir o retorno de um programa tão interessante e importante para a população. A gente segue assim, levando alimento para a mesa do imperatrizense”.

O PAA em Imperatriz vai atender 26 agricultores familiares, com investimento de R$ 325.000,00. Os alimentos adquiridos incluem frutas, verduras e hortaliças produzidos localmente.

Notícias