Notícias

JANEIRO BRANCO

Centro de Atendimento Psicossocial e da Voz (CAPV) promove atividade alusiva ao Janeiro Branco

Objetivo da ação é sensibilizar os profissionais da educação e população sobre os cuidados com a saúde mental

Publicado em: 29/01/2026 por Nayane Brito

Secretaria de Educação

Centro de Atendimento Psicossocial e da Voz (CAPV) promove atividade alusiva ao Janeiro Branco

Servidores da educação participam de ação do CAPV em alusão ao Janeiro Branco 2026, campanha nacional de conscientização sobre saúde mental. (Foto: Assessoria)

Criada em 2014 pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão, a campanha Janeiro Branco propõe a reflexão sobre paz, equilíbrio e saúde mental. Em alusão à edição de 2026, o Centro de Atendimento Psicossocial e da Voz (CAPV), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Educação (SEMED), promoveu nesta quarta-feira (28) uma ação de acolhimento destinada aos servidores da educação, com o objetivo de sensibilizar sobre a importância do cuidado com a saúde psicológica e incentivar a busca por apoio especializado.

Durante a ação, a equipe do CAPV promoveu um momento de acolhimento voltado aos servidores, com a entrega de panfletos informativos e mensagens motivacionais relacionadas ao bem-estar emocional. Na ocasião, os profissionais também orientaram sobre a prevenção de transtornos mentais e divulgaram os serviços oferecidos pelo Centro, localizado na Rua Urbano Santos, nº 1657, bairro Juçara, ao lado da Secretaria Municipal de Educação.

De acordo com a coordenadora do CAPV, Jacqueline Barbosa Oliveira, é fundamental que os profissionais da educação cuidem do equilíbrio emocional. “Hoje, nós percebemos que muitos professores estão passando por um processo de adoecimento emocional, porque trabalhar diretamente com pessoas não é algo fácil. Por isso, oferecemos atendimento psicológico, acompanhamento da voz e suporte social, garantindo um espaço de acolhimento para o servidor da educação. Cuidar da saúde mental desses profissionais é essencial para que eles tenham qualidade de vida e possam desenvolver melhor o trabalho em sala de aula”, destacou.

A auxiliar de secretaria da Escola Municipal Tocantins, Antônia Nilda Silva, participou da ação e destacou a importância da iniciativa. “É uma ação muito importante, principalmente para os professores, que enfrentam muitas dificuldades no dia a dia. Momentos como esse alegram o coração e reforçam que todos nós precisamos cuidar da saúde mental”, ressaltou.

O CAPV tem como objetivo orientar, promover o cuidado e a atenção à saúde do servidor da Rede Municipal de Ensino, com foco na qualidade de vida e na prevenção de doenças ocupacionais. O Centro conta com uma equipe multidisciplinar formada por assistente social, psicólogo, fisioterapeuta, nutricionista, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional.

Segundo a psicóloga Thassiana Barbosa, o atendimento ocorre por demanda espontânea, com incentivo para que os servidores procurem o serviço sempre que necessário. “Realizamos acolhimentos, rodas de conversa, dinâmicas, atividades laborais e ações educativas. Cuidamos da saúde mental e física, porque ambas estão diretamente ligadas”, explicou.

Atuação do CAPV em 2025 soma 615 atendimentos e ações coletivas

Ao longo de 2025, o Centro de Atendimento Psicossocial e da Voz (CAPV) contabilizou 615 atendimentos individuais, além da realização de diversas ações coletivas, como palestras educativas, ginástica laboral, visitas institucionais e participação em eventos. As atividades alcançaram servidores da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), educadores, estudantes e a comunidade escolar.

Ainda em 2025, o Centro manteve atendimentos contínuos e ampliou as ações preventivas, com destaque para iniciativas relacionadas ao Janeiro Branco, palestras sobre saúde mental, prevenção de doenças ocupacionais, orientação postural, saúde vocal, valorização profissional e cuidado emocional. Também foram desenvolvidas campanhas temáticas, como Setembro Amarelo e Outubro Rosa, além de atividades de relaxamento e ginástica laboral nos setores da SEMED.

Notícias