ECONOMIA
Secretarias participam de curso sobre compras governamentais
Objetivo é planejar as ações de 2018 favorecendo as micro e pequenas empresas
Publicado em: 04/12/2017 por Luana Barros
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Sedec, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, reúne servidores da Prefeitura de Imperatriz para curso sobre compras governamentais. Realizado no auditório do Sebrae até quarta-feira, 06, capacitação é ministrada pelo consultor Iomar Araújo, de São Luís.
De acordo com o secretário Eduardo Sousa, objetivo é planejar as compras de 2018, de forma eficiente e seguindo os parâmetros da lei. "É muito bom ver a Prefeitura reunida para tratar desse tema. Treinamento irá mostrar os caminhos administrativos, de gestão e a questão legal. O Sebrae irá nos mostrar como o processo deve ocorrer tendo a burocracia como forma de controle e aliada para um processo eficaz. E, para isso, é imprescindível o comprometimento de cada servidor em sua secretaria”.
Imperatriz tem 18 mil empresas e, destas, apenas 50 são de médio e grande porte e por isso, o foco da Prefeitura é desenvolver ações que estimulem e valorizem as micro e pequenas empresas que são 98% desta realidade. “O cenário nacional direciona para que os municípios foquem nas compras governamentais dentro da própria cidade, para estimular a economia local. E, além disso, 25% dos processos licitatórios devem estar voltados para micro e pequenas empresas que estão na cidade, conforme a legislação específica” - explicou Eduardo Sousa.
Alguns temas que serão trabalhados: Fornecer para a administração pública uma nova oportunidade de negócios; A média e pequena empresa na licitação pública – conhecer a s leis para controlar o risco; Aprender a licitar minimizando riscos; Pregão presencial e registros de preços; Aprendendo a buscar via sistema de compras eletrônicas Credenciamento no SISCAF e Comprasnet e Pregão eletrônico.