Desenvolvimento Econômico

PARCERIA

Secretários discutem estrutura de cadeia produtiva da saúde

Objetivo é reunir ações para ampliar o desenvolvimento econômico do município

Publicado em: 19/03/2018 por Sara Batalha

Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Secretários discutem estrutura de cadeia produtiva da saúde

Imperatriz é referência em saúde, nas redes pública e privada. (Foto: Assessoria)

Com o intuito de discutir sobre ações de estruturação da cadeia produtiva de saúde na cidade, representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Sedec, se reuniram com o secretário municipal de Saúde, Alair Firmiano, na sexta-feira, 16, e com o presidente da Associação Médica de Imperatriz, Jean Márcio.

De acordo com o secretário Alair Firmiano, "não só na saúde pública como a saúde privada da cidade recebe um alto número de pessoas, estas que chegam em busca de serviços que são oferecidos. A saúde de Imperatriz hoje não perde pra nenhuma capital. Antes as pessoas só pensavam em ir para Teresina, por pensar que só lá se resolvia problemas, mas hoje nós temos exemplos de pessoas que se deslocam para lá, mas voltam por perceber que aqui é igual ou melhor. Temos várias especialidade aqui, e inclusive o transplante renal vai voltar a ser feito aqui. E isso de modo geral, não só para a saúde, melhora a economia local", enfatizou Alair.

O secretário da Sedec, Eduardo Soares ressalta que "unir forças na gestão municipal para que tanto a saúde pública quanto a saúde privada possam servir de instrumento para o desenvolvimento de Imperatriz, porque esse setor atrai pessoas para a cidade e aqui elas consomem produtos e serviços, em hotéis, restaurantes, do mais simples ao mais complexo. Nós queremos nesta gestão, mapear toda a estrutura como um todo, pública e privada", explicou. 

Josiano César, diretor executivo de desenvolvimento e atração de investimento da Sedec, explica como funcionará o processo. "Nós queremos transformar a cidade em um polo de saúde. A gente vai identificar todos os elos para que possam fazer ações conjuntas que possam culminar em desenvolvimento econômico para o município, atrair pessoas de fora e movimentarem a economia local, aumentando a arrecadação". 

A Sedec realizou também uma pesquisa baseada no histórico de atendimento do Samu, para identificar as melhores localidades para as bases de despacho das ambulâncias. Mediante este estudo, uma das bases irá migrar para o local com maior incidência de acidentes, para facilitar o atendimento de vítimas na cidade. Com o objetivo de envolver todas os elos da cadeia produtiva de saúde, os representantes da Sedec também se reuniram com o presidente da Associação Médica de Imperatriz, o médico Jean Márcio. 

Desenvolvimento Econômico