Desenvolvimento Econômico

EMPREENDEDORISMO

Capacitação promove inclusão social e empoderamento econômico

Comunidades da zona rural e bairros afastados do Centro, serão contemplados com ação

Publicado em: 19/05/2023 por Kalyne Cunha

Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Capacitação promove inclusão social e empoderamento econômico

Cafeteira, Bacuri, Santa Rita, Bom Jesus, Santa Lúcia e Coquelândia são os bairros contemplados com ação. (Foto: Patrícia Araújo)

A prefeitura, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), realizará durante os dias 22 a 29 de maio, das 9 às 10h, a palestra “Aprender a Empreender”, nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) dos bairros, Cafeteira, Bacuri, Santa Rita, Bom Jesus, Santa Lúcia e Coquelândia.

Objetivo da ação é oferecer, por meio do empreendedorismo, uma alternativa viável para a geração de renda e o empoderamento dos cidadãos. Ao desenvolver habilidades empreendedoras, os indivíduos se tornam capazes de identificar oportunidades, planejar estratégias, lidar com desafios e transformar suas ideias em negócios sustentáveis.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Wilson Filho, explica a importância de levar o empreendedorismo para dentro dos Centros de Referência de Assistência Social, para impulsionar o desenvolvimento econômico e social da comunidade, já que o local da capacitação foi escolhido estrategicamente para alcançar um maior número de pessoas e gerar oportunidade de crescimento.

“Ao fornecer cursos de empreendedorismo nos Cras, estamos oferecendo às pessoas a oportunidade de adquirir conhecimentos e habilidades essenciais para iniciar e gerenciar seus próprios negócios. Isso é especialmente relevante para aqueles que enfrentam dificuldades socioeconômicas e buscam alternativas de sustento e independência financeira. Ao capacitar os residentes dos bairros por meio desses cursos, estamos promovendo a inclusão social e o empoderamento econômico”.

Outro objetivo da inclusão do empreendedorismo nos Cras é o de fortalecer a política de assistência social do município, ao oferecer uma abordagem mais abrangente e integrada. Ao invés de apenas fornecer benefícios assistenciais, podemos capacitar os beneficiários, para que se tornem autossuficientes e independentes, contribuindo para a sua própria sustentabilidade e desenvolvimento.

Desenvolvimento Econômico