Desenvolvimento Econômico

INCENTIVO

Artesãos participam de feira itinerante no Calçadão até sexta-feira (06)

Cidadãos podem conferir os produtos durante esta semana

Publicado em: 02/10/2023 por Regilson Borges

Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Artesãos participam de feira itinerante no Calçadão até sexta-feira (06)

Produtos como crochê, bonecas, sandálias e panos de pratos estão entre os itens comercializados. (Foto: Patrícia Araújo)

A Feira Cidadã de Artesanato já começou e está acontecendo no Calçadão a partir desta segunda-feira, indo até a próxima sexta-feira (06). Das 8h às 18h, o local está repleto de peças de arte, todas produzidas pelos artesãos da cidade. Há uma variedade de produtos para todos os gostos.

Essa iniciativa é apoiada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) em parceria com a Associação dos Artesãos de Imperatriz (Assari). Cerca de 30 pessoas terão a oportunidade de expor seus produtos em um local diferente durante uma semana, aumentando assim suas chances de vendas.

Um desses expositores é a artesã Solange Lima. A barraca de Solange chama a atenção com suas bonecas de pano, trabalhos em crochê e diversos tipos de sousplat. Ela relata que trabalha com crochê há 15 anos e, nos últimos quatro, tem se dedicado à confecção das bonecas. “Aprendi por curiosidade, pesquisei no YouTube, assisti aos vídeos e fui me aprimorando. Faço tudo à mão, além de outras costuras na máquina”, conta.

Outro expositor com produtos diferenciados é o artesão Nilson Henrique, que há oito anos também se dedica a esse tipo de trabalho. Na barraca de Nilson, a cultura nordestina é evidenciada, com destaque para os potes de barro nas prateleiras e as casas de palha e madeira, que lembram a arquitetura das cidades do interior do estado. “Faço artesanato rústico, me inspiro na cultura do Maranhão e faço tudo manualmente.”

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Wilson Filho, está entusiasmado com essa iniciativa, que mais uma vez proporciona aos vendedores a oportunidade de estar no Calçadão. “Já tivemos outras ações em parceria com a Assari, como na Beira Rio. Convidamos toda a população para conferir as novidades de artesanato disponíveis para venda”, conclui.

Desenvolvimento Econômico