Defesa Civil

SEGURANÇA

Defesa Civil informa que o Rio Tocantins ainda não alcançou o nível adequado para o período de veraneio

Órgão realiza rondas preventivas com orientações aos banhistas, sobre cuidados e preservação das praias

Publicado em: 29/05/2023 por Rainara Ferreira

Superintendência de Defesa Civil

Defesa Civil informa que o Rio Tocantins ainda não alcançou o nível adequado para o período de veraneio

O alerta é sobre riscos em áreas procuradas por banhistas no rio (Foto: Assessoria)

Apesar do sol forte na região, o período oficial de veraneio ainda não chegou. Entretanto, muitos frequentadores no fim de semana estão recorrendo ao Rio Tocantins, atividade que, nesse momento, ainda não é recomendada. 

Diante disto, a Prefeitura, por meio da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil (Sumpdec), informa que apesar de estarmos praticamente em junho, o nível do rio Tocantins continua alto para banho, o que requer cuidado redobrado aos banhistas que frequentam o rio, principalmente por conta dos riscos de afogamento. 

Segundo o superintendente da Defesa Civil, Josiano Galvão, com o volume das águas, as praias de Imperatriz encontram-se desprotegidas e sem dispositivos de segurança. Todas estão inapropriadas para banho, isso devido à falta de infraestrutura do local, a falta de guarda-vidas, fora o consumo excessivo de álcool, sendo fator responsável pela incidência de casos de afogamentos nesse período. Por conta disso Josiano orienta a população a adotar alguns cuidados para evitar que momentos de lazer acabem em tragédias. 

“O nível precisa baixar para ter o período oficial, o recomendado é quando o nível está 2,5 metros abaixo, pelo menos mais dois metros. Estamos alertando que ainda não é o momento certo, contudo, não podemos proibir que ninguém vá”, ressalta Josiano.

Embora as praias sejam espaços públicos, há regras que tem que ser respeitadas para o bem-estar dos frequentadores, garantindo a segurança de todos. 

Vale destacar que o banho em rios só se torna segura quando o volume está baixo, e no caso específico do Rio Tocantins, quando a vazante da Usina Hidrelétrica de Estreito (UHE) não está tão alta, pois dependendo do alto índice de água exportado pela UHE, o nível do rio pode oscilar muito, não sendo uma opção segura para a população. 

Importante

Misturar bebida alcoólica com o rio cheio, não gera um bom resultado. Crianças e adolescentes devem ser observadas pelos pais ou responsáveis, ficando atentos, para evitar afogamentos, porões, correnteza do rio, entre outras medidas de segurança que precisam ser observadas.

Defesa Civil