Imperatriz

Biblioteca Municipal

A Biblioteca Pública Municipal Professor Osvaldo Ferreira de Carvalho (Rua São Domingos, Beira Rio), de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Imperatriz, realiza ações nas unidades escolares de ensino de Imperatriz durante todo o ano e, em outubro, ocorre a culminância do projeto de leitura na Semana Nacional da Biblioteca.

As atividades envolvem exposição de livros, dramatizações, grupos para atividades lúdicas, rodas de leitura, apresentações com cartazes e contação de histórias, com o objetivo de criar condições que possibilitem ao educando e comunidade geral conhecer e manusear diferentes obras literárias, despertando, assim, o gosto pela leitura visando à formação de leitores autônomos no exercício da cidadania.

Com quatro dependências, a Biblioteca Pública Municipal Professor Osvaldo Ferreira de Carvalho possui amplas acomodações com dois ambientes de leitura: uma sala de leitura para adultos, com 9 mesas e 28 cadeiras; e uma sala de leitura infantil, com 11 mesas e 44 cadeiras. O espaço funciona diariamente das 8:00 às 18:00h, de segunda a sexta-feira. Com um acervo de 24.077 exemplares distribuídos entre materiais bibliográficos convencionais, obras literárias adultas e infantis, técnicos, científicos, obras raras, livros didáticos, paradidáticos e periódicos. Ao todo, 2.220 pessoas são cadastradas e a frequência diária é de aproximadamente 30 leitores.