zoonoses

MEDIDAS

Equipe de captura da Unidade de Vigilância em Zoonoses têm serviços otimizados

Solicitação de denúncias e maus tratos são realizadas pelo telefone 99133-0673

Publicado em: 01/07/2020 por Kalyne Cunha

Secretaria de Saúde

Equipe de captura da Unidade de Vigilância em Zoonoses têm serviços otimizados

Após apreensão, proprietário deverá pagar multa para retirada do animal. (Foto: Arquivo)

Vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, Semus, a Unidade de Vigilância em Zoonoses de Imperatriz, têm serviços otimizados com transporte para recolhimento de animais de grande porte em vias públicas. A unidade é responsável no desenvolvimento de ações de combate, prevenção de maus tratos e a garantia do bem-estar dos animais, evitando a proliferação de doenças e epidemias, que podem ser transmitidas aos seres humanos.

Independente de denúncias, a equipe de captura age de forma preventiva retirando de terrenos e vias públicas, animais de grande porte que oferecem perigo ao trânsito. Os profissionais trabalham todos os dias da semana, incluindo sábados e domingos em regime de plantão.

A secretária de saúde, Mariana Jales, informa que, “a captura de animais soltos em vias e imóveis públicos, é de extrema relevância para a população, afim de colaborar com a prevenção de possíveis acidentes de trânsito e à saúde pública, onde os serviços serão otimizados com mais um caminhão”.

O coordenador da Unidade de Vigilância em Zoonoses, Paulo Henrique, enfatiza que “o horário de maior incidência de animais soltos em vias pública é no período noturno, colocando em risco a vida da população, não só por meio de acidentes automobilísticos. Os animais podem morder pessoas, além de rasgar sacolas de lixo atraindo assim, o inseto da calazar. O caminhão boiadeiro auxiliará de forma efetiva, nos serviços da equipe”, conclui.

Sobre as ações da unidade, estão as campanhas educativas para orientação dos proprietários de animais, afim de prevenir eventuais situações que possam trazer riscos à integridade física, saúde e segurança. Somente no ano de 2019, foram apreendidos 166 animais e encaminhados ao pátio. A liberação é realizada mediante a pagamento da multa que varia entre 100 a 400 reais, levando em consideração a quantidade de dias

zoonoses