zoonoses

PREVENÇÃO

Cuidados com a saúde garantem qualidade de vida para cães e gatos

Unidade de Vigilância em Zoonoses de Imperatriz oferece consultas de rotina e vacinação para esses animais

Publicado em: 18/01/2021 por Ariel Rocha

Secretaria de Saúde

Cuidados com a saúde garantem qualidade de vida para cães e gatos

Atenção para o bem-estar dos animais domésticos permite que eles tenham uma boa qualidade de vida e com isso vivam muito tempo ao lado de seus tutores. (Foto: Edmara Silva)

Assim como no caso de seres humanos, é necessário manter o bem-estar dos cães e gatos de estimação. Ao se tornar tutor(a) de um animal doméstico, há uma série de medidas e precauções que precisam ser cumpridas. Assegurar os cuidados essenciais com a saúde deles é um dos principais passos para que estejam sempre saudáveis e tenham uma boa condição de vida.

Os animais domésticos podem ter algumas doenças que são prevenidas e curadas com aplicação de vacinas especificas, realização de exames ou tratamento adequado. O médico veterinário e coordenador da Unidade de Vigilância em Zoonoses de Imperatriz, Paulo Henrique Soares, enfatiza que cães e gatos são afetados por patologias que podem acometer os seres humanos, como é o caso do calazar e da raiva.

“Importante ressaltar que essas zoonoses, que são doenças infecciosas transmitidas de animais para seres humanos, podem levar ao óbito. Tanto os animais afetados como os humanos acometidos, principalmente nas ocorrências da doença da raiva”, explica o coordenador. Todos os anos a Prefeitura, por meio da Unidade, que é vinculada à Secretaria de Saúde, Semus, realiza campanhas de vacinação antirrábica em Imperatriz.

Além das campanhas e promoção de dias de mobilização, a vacina é oferecida na sede da Vigilância em Zoonoses para os animais que não foram vacinados nas ações pontuais de imunização. Por ser letal em 100% dos casos, a raiva precisa ser fortemente combatida. “A vacina tem que ser aplicada todos os anos. Só assim conseguimos continuar barrando a doença na nossa sociedade, com isso protegendo os animais e toda a população da raiva, que não tem cura”, completa Paulo Henrique Soares.

A Unidade de Vigilância em Zoonoses oferece consultas de rotinas para cães e gatos, tudo gratuitamente. Outro serviço oferecido é o teste rápido para diagnóstico do calazar em cães. O resultado fica pronto em 20 minutos e mediante um positivo, é feita a contraprova. Endereço é na rua Coletora Um, Conjunto Vitória, atendimento de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h.

Animais domésticos podem ter algumas doenças que são prevenidas e curadas com aplicação de vacinas especificas, realização de exames ou tratamento adequado. Foto: Patrícia Araújo

 

zoonoses