INOVAÇAO TECNOLÓGICA
Projetos vão garantir mais agilidade e transparência às ações da gestão municipal
As ferramentas vão possibilitar economia de tempo, papel e reduzir erros.
Publicado em: 07/05/2021 por João Rodrigues
Compromissos da gestão municipal, transparência e eficiência, estão sendo reforçadas pela Secretaria de Administração e Modernização, Seamo, para o segundo mandato do prefeito Assis Ramos, com a execução de projetos de inovação tecnológica.
A Seamo está focada na inovação tecnológica ampliando ainda mais a transparência e agilidade dos processos internos.
As primeiras medidas beneficiarão o setor de folha de pagamento, que contará com mecanismo integrado à gestão de frequência, via ponto eletrônico, possibilitando ainda mais agilidade em seus processos internos.
“Essa é a determinação do prefeito Assis Ramos, que sempre primou pela transparência e temos outras novidades que vamos anunciar depois”, diz o secretário de Administração e Modernização, Alair Firmiano.
No planejamento está prevista a automatização dos departamentos de Recursos Humanos e expansão do ponto eletrônico para todas as secretarias.
“Hoje temos o ponto eletrônico funcionando de forma integrada com a Folha no Socorrão, no Socorrinho, e relógios implantados em outras secretarias como na Semus, na Semed, CPL, Seamo, na Sefazgo, Complexo de Saúde, na Guarda Municipal e vamos expandir ainda mais”, explica a secretária adjunta de Governo, Bruna Neves de Sousa.
Também responsável pela equipe que executa o ponto eletrônico e pela auditoria da folha de pagamento, Bruna Neves destaca que o ponto eletrônico não só garantirá agilidade na chegada de informações para a confecção da folha como para a economia de tempo, redução de erros e contribuirá para aumentar a transparência.
Processos ON-LINE
Com o comando do secretário Alair Firmiano, a Seamo trabalha forte para os projetos que vão assegurar que o próximo recadastramento de servidores municipais seja feito de forma online, um modelo inovador que proporciona maior conforto ao funcionalismo.
Num modelo semelhante ao que já vem sendo adotado pelo Poder Judiciário, a digitalização de documentos vai agilizar o arquivamento e facilitar o acesso aos servidores que poderão consultá-lo quando necessário.
“Esta parte está ligada com a questão das rotinas de RH, que vão ser todas automatizadas, e o RH vai ter muito mais facilidade para se ter acesso às informações, o controle e o monitoramento delas", complementa.
Em reunião com diretores de RHs esta semana, quando dedicou a maior parte de sua agenda para tratar de demandas internas da secretaria, Alair Firmiano conheceu e aprovou as ferramentas que serão desenvolvidas.
O superintendente de tecnologia da Prefeitura, Derek Cunha Lima, reforça que o sistema de ponto vem sendo desenvolvido por sua equipe e passa por modernização. No momento, a atenção especial está voltada para o Hospital Municipal (Infantil e adulto), pela natureza do serviço que requer ajustes nas tabelas diferenciadas de plantões, com entrada e saída do respectivo repouso dos profissionais de saúde.
Serviços em andamento para este ano.
Sem muitos detalhes, Derek revela que estão em andamento várias demandas importantes e estratégicas como o Protocolo online, que funcionará no Portal do Servidor. Cada serviço terá um protocolo específico.
Confira os serviços que serão ofertados ainda este ano:
*Ofício e protocolo online
*Página de Antifakes
*Cronograma da coleta do lixo (consultas por CEP)
*Portal da Ouvidoria
*Portal do Turismo
*Conheça a Cidade: o que fazer, o que comer e onde ficar
*Roteiro Cultural
*Portal da Empregabilidade
*Horário do ônibus e rota
*Vigilância Sanitária
*Cidade Conectada
*Procon Municipal