Segurança

ESPECIAL 2023

Guarda Municipal de Imperatriz ampliou e fortaleceu segurança em 2023

Além das ocorrências, a GMI também realizou capacitações, apoio às secretarias e operações com outros órgãos de segurança da cidade

Publicado em: 28/12/2023 por Dema de Oliveira

Guarda Municipal de Imperatriz ampliou e fortaleceu segurança em 2023

Mais de 700 ocorrências foram atendidas em 2023, várias em parceria com os demais órgãos de segurança da cidade. (Foto: Divulgação)

Em razão dos desafios que envolvem médias e grandes cidades, a segurança é tratada de forma prioritária na gestão Assis Ramos. Além das ocorrências, a GMI também realizou capacitações, apoio às secretarias e operações com outros órgãos de segurança em 2023.

Para prestar constas com a sociedade, a GMI divulga as ações desenvolvidas em 2023. Levantamento mostra que foram vários os serviços prestados aos cidadãos imperatrizenses, além da ampliação do número de atendimentos do órgão. Ao todo, 797 ocorrências foram atendidas durante o ano, várias delas em parceria com os demais órgãos de segurança da cidade, como Defesa Civil, além das Polícias Militar e Civil.

Além de ocorrências de cunho policial, a Guarda Municipal vem dando suporte logístico à segurança nas escolas. A presença nos postos básicos, garante tranquilidade à população e aos profissionais que trabalham nos locais, desde os casos de violências registrados em todo Brasil, nas escolas, felizmente superadas. Investindo cada vez mais em conhecimento e na valorização dos profissionais, a GMI participou e promoveu vários momentos de qualificação.

O Comandante da Guarda Municipal de Imperatriz (GMI), Josenildo José Ferreira, participou do lançamento do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, Pronasci II, do Governo Federal. Evento aconteceu nos dias 25 e 26 de julho deste ano. Imperatriz foi selecionada como um dos municípios que receberão recursos do Pronasci II, para investimento em ações que visam a diminuição de números de homicídios e feminicídios, entre outros crimes. Como parte desse programa, a Guarda de Imperatriz já recebeu uma viatura do Governo Federal e outras estão a caminho.

Importante ressaltar que a GMI recebeu equipamentos destinados pelo Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MTP-MA). A unidade do órgão em Imperatriz forneceu equipamentos que somam R$ 50 mil, fruto da parceria com a Guarda Municipal de Imperatriz. Esses equipamentos destinam-se para fortalecer a atuação do órgão. Os aparatos já estão em pleno funcionamento no quartel da corporação, localizado na Rua Gonçalves Dias, no Centro de Imperatriz.

Final de ano

Em dezembro, a Guarda Municipal de Imperatriz realiza a "Operação Iluminados". Objetivo é dar maior segurança ao centro comercial da cidade, durante os dias que antecedem o Natal e Ano Novo. Em parceria com a Setran, também participa da operação "Lei Seca" e "Férias Seguras".

Números

Ao todo, 797 ocorrências foram atendidas em 2023, várias em parceria com os demais órgãos de segurança da cidade.

O comandante da Corporação, Josenildo José Ferreira, destacou o trabalho que vem sendo realizado pela GMI. “A Guarda Municipal, durante o ano de 2023, atuou em todas as frentes, apoiando as secretarias municipais nos seus trabalhos administrativos, no âmbito do município de Imperatriz. Além disso, também temos auxiliado na área de segurança pública, dando apoio a Polícia Militar, Polícia Civil, realizando um trabalho de prevenção e patrulhamento, principalmente no Centro da cidade”, relata.

Josenildo destaca ainda que, “Conseguimos com isso, alcançar o número de 797 ações, até a presente data e isso demonstra o volume de trabalho na área de segurança, que se tem na cidade de Imperatriz, uma vez que nós temos outras forças, outras instituições, que também atuam na mesma área de especialidade. Então, a GMI, mais madura, pretende expandir ainda mais suas funções. Agora no fim do ano, pretendemos desempenhar o nosso patrulhamento dentro da área do Centro comercial de Imperatriz, para que com a Polícia Militar em uma operação de final de ano, consigamos conferir tranquilidade aos usuários locais e de cidades vizinhas e até de outros estados, procuram Imperatriz, para fazerem suas compras”.

Confira os números das ações mês a mês em 2023, conforme informações da coordenação de inteligência da GMI:

Janeiro: 66

Fevereiro: 91

Março: 34

Abril: 150

Maio: 95

Junho: 66

Julho: 53

Agosto 62

Setembro 48

Outubro 51

Novembro 41

Dezembro até dia 18 – 39 ocorrências.

Segurança