Segurança

SEGURANÇA

Guarda Municipal atendeu 53 ocorrências durante o mês de julho de 2022

Nos primeiros sete meses do ano foram 474 casos atendidos, com destaque para situações de pertubação do sossego público, a maior incidência

Publicado em: 03/08/2022 por Dema de Oliveira

Guarda Municipal atendeu 53 ocorrências durante o mês de julho de 2022

GMI também trabalha em conjunto com outros órgãos de segurança. (Foto: Patrícia Araújo)

A Guarda Municipal de Imperatriz (GMI), divulgou nesta quarta-feira (03), o balanço oficial das ocorrências atendidas durante o mês de julho de 2022. No total foram 53 ocorrências. As ações têm diversas tipificações penais, que vão desde ameaças a perturbação do sossego público, entre outras.

De janeiro a julho já são 474 casos, com perturbação do sossego público mantendo o maior número, agora com 215, praticamente a metade de todas as demandas em sete meses.

O saldo positivo nas operações tem sido possível graças à atenção permanente garantida pela gestão municipal. “O prefeito Assis Ramos tem dado total apoio, garantido investimentos estratégicos em estrutura, armamentos e cursos de qualificação aos agentes, o último realizado justamente no mês de julho com a capacitação para uso de arma longa - carabina CTT.40. Nossa Guarda Municipal é destaque entre as demais do estado do Maranhão e do Nordeste do país”, destaca o comandante Josenildo José Ferreira.

O balanço de julho e dos demais meses de 2022 revela a importância da atuação da GMI, revelando a preocupação da Prefeitura de Imperatriz com a segurança na cidade. A Guarda também realiza ações integradas com outros órgãos e instituições, como a Polícia Militar, Polícia Civil, órgãos de meio ambiente e de fiscalização do município.

Atualmente, com apoio da PM, está sendo realizada as operações Portas Seguras, que visa o combate a arrombamentos e furtos de lojas na área central da cidade. Nessa operação, a GMI adotou o uso da aeronave remotamente pilotável, o drone, que cobre grandes distâncias, mostrando imagens das ruas e consequentemente a movimentação de pessoas.

Outra operação lançada pela GMI, chamada Normalidade Contínua, tem como objetivo prevenir, garantir e contribuir conjuntamente com os outros órgãos de segurança para a tranquilidade dos imperatrizenses. E a mais recente, outra operação desencadeada se chama Operação Ocupação, que visa ocupar a região do Panelódromo e Shopping da Cidade, no combate a pessoas que usam o espaço para a prática de ações relacionadas ao tráfico e consumo de drogas.

A GMI é uma guarda ativa, que está próxima à comunidade, atenta aos problemas que ocorrem nos espaços públicos, que valoriza a integração com as forças de segurança e os demais órgãos da administração. Isso é um dos fatores que contribui para o combate e a tentativa de reduzir os indicadores de criminalidade na cidade de Imperatriz e os povoados da zona rural.

Confira os números das ações mês a mês em 2022, conforme informações da coordenação de inteligência da GMI:

Janeiro: 66

Fevereiro: 91

Março: 34

Abril: 69

Maio: 95

Junho: 66

Julho: 53

Segurança