Saúde

CAPACITAÇÃO

Treinamento sobre formas de contágio e prevenção da meningite lota auditório da Semus

A capacitação reuniu centenas de profissionais de saúde de municípios vizinhos. Orientação será estendida à população com panfletos informativos

Publicado em: 06/11/2017 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

Treinamento sobre formas de contágio e prevenção da meningite lota auditório da Semus

Infectologista esclareceu dúvidas dos profissionais de saúde de Imperatriz e municípios vizinhos (Foto: João Rodrigues)

Encontro sobre meningite supera expectativas da Secretaria Municipal de Saúde. Destinado à profissionais de saúde de Imperatriz e municípios vizinhos a formação teve o objetivo de tirar dúvidas sobre os riscos, formas de contágio e as medidas de prevenção da meningite. O auditório da Semus ficou superlotado durante o encontro, mesmo este tendo sido realizado na noite de quarta-feira, 31, véspera do feriado.

Dois especialistas abordaram o tema em pouco mais de duas horas de palestra em que, também, responderam a perguntas da plateia.

“Nós esperávamos um público grande, mas tivemos, ainda, que acrescentar cadeiras, pessoas ficaram de pé, e isso mostra o interesse delas em aprender mais sobre a doença e esclarecer dúvidas”, avaliou o secretário de saúde do Município, Alair Firmiano Batista.

Durante palestra, o infectologista Mauricio Casanova explicou que num caso suspeito, uma das primeiras providências é descobrir o tipo de meningite. Nem toda meningite é contagiosa.

“A meningite, como a gente colocou aqui, é causada por vários agentes biológicos. Vários bichinhos causam meningite. A bactéria, um vírus, um fungo, quando se fala meningite as pessoas leigas acham que toda a meningite é contagiosa e não é assim”, frisou.

O especialista enfatizou que apenas a meningite meningocócica é contagiosa para pessoas próximas. “Pessoa bastante próxima, não para aquela pessoa que passou na porta do hospital, na porta do quarto, no corredor. São pessoas que tiveram contato próximo com secreção do paciente”, esclareceu, acrescentando que a falta de conhecimento leva as pessoas a generalizarem e fazerem alarde.

Casanova considerou o evento de grande importância para reforçar os conhecimentos dos profissionais de saúde, que têm um papel importante por lidar diretamente com a população. E adiantou que a Gerência de Estado da Saúde e Secretaria Municipal de Saúde elaboraram nota conjunta explicando mais sobre a meningite e como se prevenir.

O secretário Alair Firmiano revelou que o treinamento sobre meningite não acaba com o encontro realizado na quarta-feira. A meta é manter capacitações internas e está sendo confeccionado material informativo para distribuição à população além das palestras que serão mantidas em escolas.

O titular da Semus fez questão de dizer que o treinamento não foi por causa dos casos de meningite atendidos em Imperatriz, mas cumprimento de obrigação do Município. Ele confirmou que Imperatriz notificou três casos de meningite, mas apenas um de paciente de Imperatriz e dois de municípios da região, o que anda muito longe de se configurar surto.

“Acho que ninguém saiu daqui com dúvidas. Ficou tudo bem esclarecido sobre o que meningite, modo e período de transmissão, período de incubação, quem tem que ser imunizado (fazer profilaxia), e a partir de agora as pessoas vão disseminar o que é correto a respeito de meningite”, finalizou.

O treinamento agradou o farmacêutico André da Silva Gomes, da cidade de Açailândia. “Este encontro foi de suma importância porque a gente quer tirar dúvidas, e sempre é bom estar se atualizando para que possamos ter a melhor conduta para com o paciente”, avaliou.

A agente de saúde do município de João Lisboa, Márcia Maria Marcelina disse que as palestras foram muito esclarecedoras. “Com tanta informação repassada de forma errada a gente fica meio confusa, e aqui a gente tirou as dúvidas. Foi muito bom e é importante até para a gente repassar as informações”, afirmou a servidora da Secretaria Municipal de Saúde de João Lisboa.

Os casos de meningite

Segundo a Semus, até agora, três casos confirmados de meningite foram diagnosticados em Imperatriz. O primeiro deles foi o caso da técnica em enfermagem Suzana Ferreira, de Imperatriz, Ana Clara, de 3 meses, vinda da cidade de Bom Jesus das Selvas e um jovem vindo da cidade de Porto Franco. Todos os três morreram.

 

Saúde