Saúde

OITAVA EDIÇÃO

Tradicional caminhada "Outubro Rosa" reforça prevenção contra o câncer

Profissionais de saúde da Prefeitura, unidade de oncologia do Hospital São Rafael, voluntários da Ampare e Avon participaram do evento

Publicado em: 28/10/2017 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

Tradicional caminhada "Outubro Rosa" reforça prevenção contra o câncer

Pelotão da corrida 'Outubro Rosa' largou na frente dos participantes da caminhada. (Foto: Joceir Júnior)

Centenas de pessoas participaram da tradicional caminhada "Outubro Rosa", na manhã do último sábado, 28, pelas ruas centrais de Imperatriz, para estimular as mulheres a fazerem o exame de prevenção do câncer de mama. A oitava edição inovou com a realização de uma corrida, mais lenta, em que os participantes alternavam os passos durante o percurso.

“A caminhada é uma forma de alertar a população, mulheres e homens, unidos numa só causa na prevenção do câncer de mama. Quanto antes for diagnosticado, mais chances se tem dessa paciente ser curada e o importante é isso”, disse a coordenadora do Setor de Oncologia da Secretaria Municipal de Saúde, Semus, Vilenice Batista. Toda a equipe, incluindo a Unidade Móvel Oncológica, participou da caminhada.

A ação contou com a presença, também, de pacientes e funcionários da Unidade de Oncologia do Hospital São Rafael, de voluntários da Associação de Pacientes de Câncer da Região Tocantina, Ampare, e da marca de cosméticos Avon.

“É muito gratificante fazermos esta campanha e vermos essa grande quantidade de pessoas na praça, em prol dessa campanha, incentivando as mulheres a se cuidarem”, comemorou Valmir Oliveira, que representa a unidade que faz o atendimento em oncologia via Sistema Único de Saúde, SUS.

Integrante do conselho fiscal e uma das fundadoras da Ampare, Glória Cortez se mostrou feliz com a grande participação das pessoas na caminhada. Ela fez questão de alertar que ao contrário do que muita gente pensa, o homem, também, pode ser acometido por câncer de mama, embora seja algo mais raro. Em caso de qualquer suspeita, recomendou que a pessoa procure atendimento especializado.

 

Corrida

 

A primeira "Corrida Outubro Rosa", teve a participação de aproximadamente 50 pessoas. O pelotão dos corredores largou na frente da caminhada, mas em alguns pontos do percurso parou para aguardar os demais participantes.

O professor Antonio Lisboa Saraiva, coordenador da corrida, disse que a iniciativa de incluir a modalidade na caminhada foi uma forma de incentivar as pessoas a fazerem exercícios. “A atividade física está em todos os campos de Imperatriz, como clubes, academias, áreas de lazer. Tanto homens quanto mulheres e crianças, estão vestindo a camisa da caminhada e corrida e queremos alertar que a prática esportiva, seja qualquer uma, é motivo para as pessoas cuidarem de sua saúde, bem-estar e estética”, destacou.

Saúde