Saúde

PREVENÇÃO

Testes de sífilis são realizados no Presídio Itamar Guará

Medida faz parte do planejamento estratégico para controle da doença no município

Publicado em: 23/11/2017 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

Testes de sífilis são realizados no Presídio Itamar Guará

População carcerária recebe atendimento da Departamento de Atenção Básica (Foto: Edmara Silva)

Com iniciativa da Prefeitura, a realização de testes rápidos da sífilis vai identificar e tratar precocemente a população de Imperatriz. Nesta quinta-feira, 23, equipe do Departamento de Atenção Básica do Município, DAB, esteve no presídio do Bairro Itamar Guará, onde foram realizados 290 exames, que incluiu detentos e funcionários. Ação se estenderá para outras unidades prisionais, empresas e instituições.

Pessoas com diagnóstico positivo recebem medicação e são encaminhadas ao tratamento. A partir da próxima semana, testagem beneficiará população carcerária da Unidade Prisional de Ressocialização de Imperatriz-UPRI, Presídio de Davinópolis e Fundação da Criança e do Adolescente-FUNAC. Além destes locais, os exames estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde.

"A incidência da doença na cidade é alta e o acesso aos testes amplia atendimento, principalmente, para as pessoas privadas de liberdade”– explicou a coordenadora do DAB, Érika Tourinho. Ela ressalta que familiares dos detentos acometidos com a patologia também farão o exame, pois o índice de contaminação na gravidez é comum. "Só no Hospital Regional Materno Infantil, por mês, nascem em média 58 crianças com sífilis congênita”.

Saúde