Saúde

CAPACITAÇÃO

Servidores recebem treinamento sobre técnicas de transporte intra-hospitalar

Encontro esclarece dúvidas, melhora atendimento e reforça segurança dos pacientes

Publicado em: 25/01/2018 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

Servidores recebem treinamento sobre técnicas de transporte intra-hospitalar

Treinamento esclarece dúvidas, melhora atendimento e reforça segurança dos pacientes (Foto: Patrícia Araújo)

Foi realizada na tarde desta quinta feira, 25, capacitação sobre transporte do paciente, voltado para maqueiros, técnicos, enfermeiros, porteiros e motoristas dos hospitais municipais, Socorrão e Socorrinho. Com objetivo de melhorar o bem estar do paciente, o treinamento foi oferecido pelo Núcleo de Segurança do Paciente e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Samu, e contou também com a participação dos coordenadores dos profissionais envolvidos neste trabalho.

Com base no protocolo de risco de queda, foram abordadas técnicas de conduções na ambulância, nas macas e em cadeiras de rodas. Na oportunidade, foram apresentadas as formas corretas de transportar pacientes politraumatizado, cirúrgico, inconsciente, agitado, anestesiado, entubado, com sonda e com dreno de tórax. “Cada situação requer cuidados específicos, que, se não forem tomados, podem agravar e/ou comprometer o quadro do paciente” – explicou o palestrante socorrista do Samu, Francisco Pompeu.

O motorista Ariosvan Miranda observa que esses encontros são importantes para esclarecer dúvidas e melhorar sua atuação no trabalho. “É um momento de aprendizado que reforça a segurança no atendimento. Foram apontadas técnicas primordiais para evitar acidentes. No transporte de paciente com soro, por exemplo, alguns detalhes devem ser observados para não deixar o dispositivo intravenoso sair do local o que pode causar serás lesões” – pontuou.

Para o coordenador do Samu, Alexandro Freitas, estes treinamentos são necessários de forma periódica. “Precisamos está atualizados das técnicas mais modernas e eficazes para o bem estar do paciente. O que está sendo discutido aqui são procedimentos do dia a dia, mas, que precisam sempre ser revistos para melhorar a qualidade do atendimento prestado ao usuário do Sistema Único de Saúde” – ressaltou.

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