Saúde

PREVENÇÃO

Secretaria de Saúde promove semana de combate às Hepatites Virais

Ações acontecem de 15 a 19 de maio

Publicado em: 12/05/2023 por Aleilton Santos

Secretaria de Saúde

Secretaria de Saúde promove semana de combate às Hepatites Virais

As hepatites virais mais comuns no Brasil são as causadas pelo vírus A, B e C (Foto: Maira Soares)

Com o objetivo de combater e conscientizar a população sobre as hepatites virais, a Secretaria de Saúde (Semus) realiza de 15 a 19 de maio, uma semana de ações em Imperatriz. A iniciativa faz parte da Lei Estadual 10.199, que desde 2015 instituiu a terceira semana de maio como Semana Estadual de combate à doença. Em Imperatriz, a semana de combate às hepatites virais inicia com uma blitz educativa no Calçadão.

“As hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. É uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Por isso a importância de estar realizando o teste rápido, pois um diagnóstico precoce pode evitar grandes danos à saúde. E lembrando que a prevenção ainda é a melhor forma de cuidado. Use camisinha, beba água filtrada, lave os alimentos, tenha seu próprio material de manicure, dentre outros cuidados”, explica a coordenadora do Programa de IST/AIDS, Marcela Régia.

As hepatites virais mais comuns no Brasil são as causadas pelo vírus A, B e C. Com menor frequência ainda existe tipo D, que é mais comum no Norte do país, assim como o tipo E que é mais frequente na Ásia e África. A vacinação para as hepatites A e B estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde, assim como para tipo H, que é rápido e gratuito.

De acordo com o secretário de Saúde, Alcemir Costa, o foco das ações é a conscientização da população sobre os males das hepatites. “Temos que mobilizar a população sobre a prevenção, tratamento e a importância do combate de todos os tipos de hepatites. Por se tratarem de uma doença que se desenvolve de forma silenciosa, é importante que a população tenha acesso às informações”, explicou.

Programação completa

16/05 - Palestra e testagem no Hospital das Clínicas.

17/05 - Palestra e testagem no Centro Pop.

18/05 - Palestra e testagem no Senac.

19/05 - Palestra e testagem no Pró-idoso.

Saúde