Saúde

OBRAS

Reforma do Bloco Cirúrgico do HMI está em fase de conclusão

Espaço não recebia ações de melhorias há dez anos

Publicado em: 17/01/2020 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

Reforma do Bloco Cirúrgico do HMI está em fase de conclusão

Equipe trabalhando na sétima sala que está sendo reformada (Foto: Patrícia Araújo)

Em continuidade ao protejo de melhora da estrutura física do Hospital Municipal de Imperatriz, HMI, a Prefeitura está em fase de conclusão da reforma do Bloco Cirúrgico. Já foram renovadas 6 das sete salas cirúrgicas. Entre os principais reparos estão: renovação das instalações elétricas, hidráulicas, pintura e substituição de bancadas, aparelhos e materiais utilizados.

Além disso, foram adquiridos novos equipamentos – uma autoclave (máquina de esterilização), cadeiras mocho de inox,  mesas auxiliares e mesas cirúrgicas. Segundo informação Secretaria Municipal de Saúde, Semus, mesmo sendo o local mais delicado do hospital, o bloco não recebia reforma há dez anos.

Para a coordenadora do Bloco Cirúrgico, Myrla Luz, os benefícios dessa revitalização são visíveis, pois além de melhorar a estética, vai deixar as salas de acordo com as normatizações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANVISA.

Sala 3 já reformada

“As condições de trabalho também melhoram consideravelmente, pois teremos ambiente mais confortável para desenvolver nossas atividades. Com isso, ganha a população que terá um atendimento mais especializado, com aparelhos mais modernos e profissionais mais satisfeitos”, disse Myrla.

Em média, 20 cirurgias são realizadas diariamente no HMI. Só nesta quinta-feira, 16, por exemplo, foram realizadas 19 – 14 da ortopédicas, 02 bucomaxilofacial e 03 geral.

O HMI passa por uma reforma de toda a estrutura predial com um planejamento para garantir a modernização do prédio. Ao todo, 14 enfermarias já foram revitalizadas, salas de repouso dos funcionários foram implantadas e reformadas, reforma das enfermarias do pronto socorro e do ambulatório da ortopedia, substituição total da instalação elétrica para climatização de algumas enfermarias. Além disso também foi revitalizada a fachada e recepções.

Semus também adquiriu equipamentos essenciais para o pleno funcionamento do hospital, que foram entregues no mês de maio, na primeira Unidade Coronariana e Semi Intensiva Cardiológica em Hospital Público da Região Sul do Maranhão, dentro do HMI. 

 

 

 

Saúde