Saúde

SAÚDE

Queda das funções dos enfermeiros atinge Atenção Básica

Até os exames do pré-natal e de prevenção do câncer do colo uterino estão suspensos

Publicado em: 10/10/2017 por Elton Sales

Secretaria de Saúde

Queda das funções dos enfermeiros atinge Atenção Básica

Ação que limita a atuação dos enfermeiros foi interposta pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), sob o argumento de que essas tarefas são atribuições exclusivas do médico (Foto: Arquivo)

A medida não atinge apenas Imperatriz, mas a todos os municípios brasileiros que ontem amanheceram com as atividades da Atenção Básica da Saúde, paralisadas: uma liminar, conseguida pelo Conselho Federal de Medicina, CRM, na Justiça Federal, restringe as atividades dos enfermeiros, reservando apenas aos médicos procedimentos como o da coleta do material PCCU, Preventivo do Câncer do Colo Uterino.

A reação do Conselho Federal de Enfermagem deverá ser notado, hoje, nas ruas de diversas cidades brasileiras. Nos postos, nos hospitais e nas unidades básicas de saúde os efeitos dessa decisão são grandes. Até as equipes da Programa da Saúde da Família, PSF, estão praticamente paralisadas.

A liminar federal proíbe expressamente que o profissional de enfermagem solicite, por exemplo, exames de rotina de um pré-natal, que são os de urina, hemograma e glicemia. Se um enfermeiro for flagrado fazendo isso poderá até ser preso, por exercício ilegal da medicina.

Para que essa medida não impactasse as atividades da PSF, em Imperatriz, a Secretaria Municipal de Saúde teria que contratar, de uma só fez, pelo menos 330 médicos (atualmente são cerca de 80 os que prestam serviços  em todas as unidades municipais), o que na prática é impossível, porque não existe essa quantidade de profissionais no mercado e nem a economia do município comportaria essa conta.

Saúde