Saúde

SERVIÇOS

Prefeitura apresenta relatório do 1° quadrimestre de 2023 da saúde

Audiência na Câmara de Vereadores demonstrou aplicação de recursos entre os meses de janeiro a abril

Publicado em: 25/05/2023 por Luana Barros

Secretaria de Saúde

Prefeitura apresenta relatório do 1° quadrimestre de 2023 da saúde

Doralina Marques, secretária adjunta de saúde, deu detalhes sobre o investimento e aplicação dos recursos na saúde de Imperatriz. (Foto: Edmara Silva)

Na manhã desta quinta-feira (25), na Câmara de Vereadores, a Prefeitura de Imperatriz realizou apresentação do primeiro relatório quadrimestral (janeiro-abril) de 2023 da saúde municipal. Técnicos da Secretaria de Saúde apresentaram as informações sobre Atenção Primária, Atenção Especializada, Assistência Farmacêutica, Vigilância em Saúde, Gestão do Sus e outros pontos sobre o que se tem realizado em toda a rede de saúde municipal.

A prestação de contas segue os seguintes dispositivos legais: Lei Complementar 141/2012; Resolução CNS 459/2012; LC 8142 e Lei 8080, além da portaria do Ministério da Saúde nº 545 de 25 de março de 2020. 

Doralina Marques, secretária adjunta de saúde, deu detalhes sobre o investimento e aplicação dos recursos na saúde de Imperatriz. “Sobre a aplicação de recursos neste período, aqui apresentamos e demonstramos que o Município de Imperatriz investiu 27,44% de sua receita, nos serviços de saúde, o que está acima da obrigação legal que é de 15%. Aqui trazemos as informações de maneira detalhada de todas as ações e serviços, oriundas dos Relatórios Gerenciais do Sistema Nacional de Informações sobre Orçamento Público em Saúde (SIOPS)”. 

Do total gasto, oriundo de investimentos da União, do Estado e do Município, 62,27% foram destinados à Assistência Hospitalar e Ambulatorial, 25,05% com a Atenção Básica, 6,26% com a Vigilância Epidemiológica, 4,32% com a Administração Geral, 1,07% com Suporte Profilático e Terapêutico e 0,63% com a Vigilância Sanitária. 

Neste período, o Hospital Municipal de Imperatriz (HMI-Socorrão) atendeu mais de 19 mil pessoas em quatro meses, cada paciente fez inúmeros serviços, ampliando o número de procedimentos realizados. Só o Setor de Imagem registrou 13.483 serviços realizados, o Ambulatório de Ortopedia 1.867 e cerca de 2543 procedimentos odontológicos, apenas de urgência e emergência que são os atendidos na unidade. 

No Socorrinho foram mais de 11 mil pessoas atendidas, destes 10.587 de Imperatriz e mais de 800 de outras cidades, realizando 242 procedimentos cirúrgicos no período apresentado. Já o SAMU 192 Regional Imperatriz contabilizou mais de 9.300. 

O vereador Roberto da Estrada do Arroz falou da importância da audiência de prestação de contas, como forma de dar transparência à realização dos serviços públicos. “Quero parabenizar toda a equipe que veio realizar esta prestação de contas, que é um momento técnico e não político. Equipe da Secretaria de Saúde de Imperatriz veio aqui demonstrar o que está sendo realizado, assim como os programas e os investimentos”.

Durante a audiência também foram apresentadas ações e números da Estratégia de Saúde da Família, Estratégia de Saúde Bucal, Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Programa de Saúde da Criança e do Adolescente, Programa de Vigilância Entomológica, Programa Municipal de Hepatites Virais, Programa de IST - HIV/AIDS, Centro de Especialidades Médicas, Programa de Vigilância em Zoonoses, UPA São José, entre outras.

Saúde