Notícias

SAÚDE

Prefeitura de Imperatriz realiza I Seminário sobre ISTs nos dias 22 e 23 de outubro

Evento reunirá especialistas, profissionais de saúde e pesquisadores para discutir prevenção, diagnóstico, tratamento e estratégias de enfrentamento às infecções sexualmente transmissíveis

Publicado em: 20/10/2026 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

Prefeitura de Imperatriz realiza I Seminário sobre ISTs nos dias 22 e 23 de outubro

Seminário acontece nos dias 22 e 23 de outubro e reúne estudantes e profissionais diversos da área da saúde. (Foto: Maria Almeida)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), realiza nos dias 22 e 23 de outubro de 2026 o I Seminário sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). O evento acontecerá na Associação Médica de Imperatriz e tem como proposta ampliar o debate, promover a troca de conhecimentos e fortalecer as estratégias de prevenção, assistência e enfrentamento às ISTs.

A programação contará com palestras ministradas por especialistas, mesas-redondas voltadas ao diálogo e à troca de saberes, além da apresentação de experiências que contribuem para transformar a realidade dos serviços de saúde e ampliar o acesso da população ao cuidado.

Para o secretário municipal de Saúde, Lineker Costa, o seminário impulsiona o conhecimento e fortalece a saúde pública. “É uma oportunidade de integrar diferentes áreas do conhecimento, compartilhar práticas bem-sucedidas e fortalecer a atuação dos profissionais envolvidos na prevenção, no diagnóstico e no tratamento das infecções sexualmente transmissíveis”, ressalta.

O evento reunirá estudantes e profissionais com atuação nas áreas de infectologia, enfermagem, ginecologia e obstetrícia, epidemiologia, biotecnologia, genética e biologia molecular, além de pesquisadores e representantes da gestão pública.

“A diversidade de experiências contribui para uma abordagem abrangente das ISTs, considerando os avanços científicos, os desafios da assistência e a importância de políticas públicas inclusivas. E com isso, melhoramos o atendimento voltado a este público”, explica a coordenadora do Programa IST/AIDS do município, Kelma Costa.

A coordenadora observa que além dos aspectos clínicos e epidemiológicos, a discussão sobre ISTs envolve a ampliação do acesso aos serviços, o acolhimento, o combate ao estigma e à discriminação e a garantia de uma assistência qualificada, humanizada e baseada em evidências científicas.

Especialistas confirmados

Aline Pilon, enfermeira e consultora técnica do Ministério da Saúde, com atuação na prevenção do HIV, no cuidado e na promoção da equidade em saúde, especialmente junto à população trans, travesti e não binária.

Bianca Ferreira, médica infectologista, professora da UFMA e referência nos programas municipais de HIV e tuberculose;

Carolina Novaes, Médica de família e comunidade, atua como consultora técnica na Coordenação-Geral de HIV/Aids do Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde (CGHA/Dathi/SVSA/MS);

Cláudia Regina de Andrade Arrais, professora da UFMA e pesquisadora com estudos voltados ao HIV/Aids, à saúde pública e à aplicação de inteligência artificial na saúde;

Hivana Patricia Melo Barbosa Dall'Agnol, professora e pesquisadora da UFMA, com atuação em genética microbiana, biologia molecular e virologia, especialmente em estudos sobre HTLV;

Ilis Marinho, médica infectologista e referência do Programa Municipal de Hepatites Virais de Imperatriz, com atuação no acompanhamento e tratamento de ISTs pelo Programa Municipal de IST/Aids.

Karine Svetlana Sales Carrilho, enfermeira, docente e preceptora na área de enfermagem obstétrica;

Maurício Casanova

Médico Infectologista, referência em Genotipagem do HIV do Ministério da Saúde e Mestre em Gestão de Programas e Serviços de Saúde. Professor do curo de Medicina da Universidade CEMUA; atua no Hospital Municipal de Imperatriz, Socorrão, Hospital Unimed e SAE (Serviços de Atendimento Especializado) adulto do município.

Pedro Mário Lemos da Silva, médico tocoginecologista, terapeuta sexual e professor da UFMA e da Universidade CEUMA;

Sérgio Almeida, coordenador da Vigilância Epidemiológica Municipal de Imperatriz e epidemiologista de campo;

Notícias