PARCERIA
Prefeitura e faculdade levam promoção da saúde bucal para escolas e unidades de saúde
Palestras educativas e tratamento bucal são realizados pelo convênio
Publicado em: 09/12/2019 por João Rodrigues
A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Semus, e Secretaria Municipal de Educação, Semed, firmou convênio com a faculdade Pitágoras no qual os acadêmicos do Curso de Odontologia realizarão atividades de estágio em escolas públicas e Unidades Básicas de Saúde, UBS. Pelo convênio, os estudantes ministrarão palestras educativas e, em alguns casos pontuais, irão realizar também tratamento bucal.
Durante a apresentação dos relatórios de trabalho, na última sexta-feira, 6, os acadêmicos detalharam sobre as experiências obtidas com o trabalho de campo. Cerca de 20 UBS e 25 escolas municipais do Ensino Fundamental foram visitas pelos futuros dentistas.
“Apesar de nós termos atendido em algumas escolas, o que mais foi trabalhado foi nos postos de saúde onde vimos um pouco mais da realidade da população, fizemos palestras de ação preventiva sobre a saúde bucal e de um modo geral isso valeu muito para entendermos a realidade”, avaliou a acadêmica do 6º período, Luana Garcia.
A coordenadora do curso de Odontologia, Ludimila Aragão Oliveira, destacou que os estudantes se saíram bem no estágio que consiste no primeiro contato deles em atendimento nas unidades de saúde pública e na promoção de saúde bucal nas escolas.
“Esta parceria com a Prefeitura é muito positiva para nós e quero ressaltar que tivemos o apoio da coordenação do Programa Municipal de Saúde Bucal, Núcleo de Educação Permanente em Saúde, NEPs, e Secretaria de Educação. Espero que esta parceira perdure por muito tempo”, comemorou.
Os atendimentos
A coordenadora do Programa Municipal de Saúde Bucal, Amanda Miranda disse que o convênio é muito importante para o Município porquê leva a promoção de saúde bucal para as escolas, através de palestras, de teatros, escovação. No caso das escolas, os alunos que necessitam de atendimento mais delicado são encaminhados para as UBS ou a própria faculdade.
“A vantagem é porquê temos muitas áreas descobertas, infelizmente. São apenas 23 equipes de saúde bucal e algumas UBS não têm esse serviço e com esse convênio as pessoas são assistidas no local e até são orientadas a procurarem o laboratório-escola da faculdade”, ressaltou Amanda Miranda.
O coordenador do NEPs, Manoel Alves, adiantou que o projeto é muito bom, mas, precisa ser mais divulgado. A proposta para o ano que vem será divulgar à população que a faculdade, também, se propõe a atender em seu campus os agendamentos feitos durante os estágios.