Orientação
Oficina aborda uso de medicamentos na terceira idade
Publicado em: 26/09/2017 por William Castro
Acontece, semanalmente, na Casa do Idoso Feliz de Imperatriz, oficina de orientação sobre uso racional de medicamentos. Os encontros são realizados pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Central de Assistência Farmacêutica (CAF), e faz parte do novo programa de assistência oferecida à terceira idade. O objetivo é fortalecer a rede de informações e facilitar o acesso aos remédios disponibilizados na rede pública.
Nas oficinas são oferecidas palestras sobre uso adequado de anti-hipertensivos, analgésicos, antitérmicos e insumos para tratamento do diabetes. “Por meio dessas ações fazemos o acompanhamento deles, pra ver quais os medicamentos estão tomando e se têm sobrecarga destes e, caso tenha, os encaminhamos ao médico que atende a Casa do Idoso, para reavaliação. Além disso, orientamos quais são os horários corretos de se tomar os remédios” – explica a coordenadora da CAF, Bruna Castro.
Os encontros são mediados sempre por uma farmacêutica, que além de ministrar a palestra, conversa individualmente com os frequentadores da casa e entrega medicação. “Nessa idade a gente precisa tomar muito remédio e às vezes nos confundimos. As palestrantes tiram muitas dúvidas da gente, além de nos ajudar trazendo nossos remédios!” – relata a aposentada Francisca dos Santos.
O secretário de Saúde, Alair Firmiano, explica que no envelhecimento muitas doenças se desenvolvem, devido à suscetibilidade natural do organismo. “A terapia medicamentosa, quando realmente necessária ao tratamento de algum estado do paciente idoso, deve ser aplicada com restrições e de forma individualizada, por isso essa iniciativa de orientá-los” – pontuou Firmiano.