Saúde

Orientação

Oficina aborda uso de medicamentos na terceira idade

Publicado em: 26/09/2017 por William Castro

Secretaria de Saúde

Oficina aborda uso de medicamentos na terceira idade

Oficina realizada essa semana pela Farmacêutica Bruna Castro. (Foto: Assessoria)

Acontece, semanalmente, na Casa do Idoso Feliz de Imperatriz, oficina de orientação sobre uso racional de medicamentos. Os encontros são realizados pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Central de Assistência Farmacêutica (CAF), e faz parte do novo programa de assistência oferecida à terceira idade. O objetivo é fortalecer a rede de informações e facilitar o acesso aos remédios disponibilizados na rede pública.

            Nas oficinas são oferecidas palestras sobre uso adequado de anti-hipertensivos, analgésicos, antitérmicos e insumos para tratamento do diabetes. “Por meio dessas ações fazemos o acompanhamento deles, pra ver quais os medicamentos estão tomando e se têm sobrecarga destes e, caso tenha, os encaminhamos ao médico que atende a Casa do Idoso, para reavaliação. Além disso, orientamos quais são os horários corretos de se tomar os remédios” – explica a coordenadora da CAF, Bruna Castro.

            Os encontros são mediados sempre por uma farmacêutica, que além de ministrar a palestra, conversa individualmente com os frequentadores da casa e entrega medicação. “Nessa idade a gente precisa tomar muito remédio e às vezes nos confundimos. As palestrantes tiram muitas dúvidas da gente, além de nos ajudar trazendo nossos remédios!” – relata a aposentada Francisca dos Santos.

            O secretário de Saúde, Alair Firmiano, explica que no envelhecimento muitas doenças se desenvolvem, devido à suscetibilidade natural do organismo. “A terapia medicamentosa, quando realmente necessária ao tratamento de algum estado do paciente idoso, deve ser aplicada com restrições e de forma individualizada, por isso essa iniciativa de orientá-los” – pontuou Firmiano.

Saúde