SOLENIDADE
Empossados membros do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas
Evento foi realizado no auditório da Universidade Aberta do Brasil
Publicado em: 02/10/2024 por Luana Barros
Nesta quarta-feira (02) foi realizado ato de consolidação do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (COMPOD) e Fundo Municipal de Políticas sobre Drogas (FUNPOD). Solenidade realizou premiação e reconhecimento às instituições e profissionais parceiros, além dos servidores da Rede de Saúde Mental de Imperatriz. Evento foi promovido no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB), a partir de 8h.
Eduardo Soares, secretário de Governo; Marlene Lima, da Regional de Saúde; Alberto Clezio, coordenador da Rede de Saúde Mental do Município; Regina Célia, procuradora municipal e representantes das comunidades terapêuticas participaram da solenidade.
O Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (COMPOD) é um órgão que tem como objetivo elaborar, implementar, acompanhar e fiscalizar as políticas municipais sobre drogas. Evento faz parte das ações do setembro amarelo e visa fortalecer as ações de combate ao uso de drogas.
Elivaldo Gonçalves, vice-presidente do COMPOD, fala sobre a atuação do conselho a partir deste ato de consolidação. “São três eixos que o conselho irá atuar com ações práticas e isso será um marco histórico para as políticas públicas sobre drogas em nossa cidade. Prevenção, acolhimento e a ressocialização”.
Marlene Lima, diretora de saúde e representando a Regional de Saúde, afirmou que “esta é uma jornada coletiva que envolve não apenas os profissionais de saúde, mas o Poder Público e a sociedade civil. Este conselho é responsável pelas ações estratégicas”.
Alberto Clezio, coordenador da Rede de Saúde Mental, é presidente do conselho e falou sobre a importância deste ato. “A linha de cuidados pensando as pessoas com dependência e a criação do conselho é pensar efetivamente na garantia de direitos destas pessoas. Precisamos cuidar dos pacientes, mas também das suas famílias e para isso além da criação do conselho iremos iniciar a capacitação com todas as instituições que atendem pessoas com dependência”.
“A política sobre drogas pode, sim, resgatar muitas vidas. Este conselho será uma ferramenta para trabalhar para reduzir os problemas sobre drogas em nossa cidade e dará diretrizes com plano de ação em nossa cidade. Vamos seguir ainda com a força e a fé de fazer a diferença, pois a sociedade precisa e espera por ações mais efetivas e sabemos do compromisso de todos que integram este conselho”, declarou Eduardo Soares, secretário de Governo.