Saúde

SERVIÇO

Castração de gatos é oferecida gratuitamente

Em breve, agendamentos serão feitos online

Publicado em: 27/09/2017 por Elton Sales

Secretaria de Saúde

Castração de gatos é oferecida gratuitamente

Castração realizada no último dia 19 (Foto: Assessoria)

Com o objetivo de evitar o aumento da população de gatos, bem como prevenir doenças transmitidas pelos animais, o Centro de Zoonoses realiza, gratuitamente, castração dos felinos. As cirurgias são realizadas via agendamento. A principio foram atendidos cadastros feitos no “A Gente Faz Cidadania” dos bairros Ouro Verde, Parque Alvorada e Imbiral. Aproximadamente, 100 animais já foram castrados.

O coordenador do Centro de Zoonoses, Paulo Henrique Soares, informa que pretende ampliar o número de cirurgias. “Já estamos preparando junto ao setor de informática da Prefeitura uma ferramenta para disponibilizar agendamentos via internet, no site www.imperatriz.ma.gov.br. No máximo em 15 dias esse recurso estará disponível”, explicou. Ele ressalta que em outubro serão realizados novos procedimentos cirúrgicos a serem agendados por sua equipe no “A Gente Faz Cidadania” da Vila Fiquene.

Segundo Paulo Henrique, a castração é rápida e dura no máximo dez minutos, no entanto, a intervenção deve ser agendada para aperfeiçoar a logística de trabalho. “Nós, da zoonose, realizamos uma série de atividades, por isso precisamos ter planejamento, para otimizar número de procedimentos”, informou o veterinário.

De acordo com o Ministério da Saúde, em Imperatriz vivem mais de 13 mil gatos. O número é calculado a partir do total de doses aplicadas nas campanhas de vacinação contra a raiva, realizadas nos últimos cinco anos.

Saúde