Saúde

TRANSPARÊNCIA

Oitenta mil procedimentos eletivos são autorizados pela Auditoria Municipal/SUS em março

São mais de 6 mil consultas especializadas entre todas as especialidades

Publicado em: 04/04/2023 por Aleilton Santos

Secretaria de Saúde

Oitenta mil procedimentos eletivos são autorizados pela Auditoria Municipal/SUS em março

Outro destaque dos procedimentos, é o número de cirurgias eletivas que são liberadas pela Auditoria Municipal (Foto: Aleilton Santos)

A Secretaria de Saúde, por meio da Auditoria Municipal/SUS, divulgou os números de procedimentos eletivos autorizados no mês de março em Imperatriz. Ao todo, foram 80 mil procedimentos autorizados, que beneficiam diretamente à população.

De acordo com a superintendente da Auditoria Municipal, Anízia Barreto, neste mês de março o grande destaque entre os procedimentos foi os exames de ultrassonografia com 1.549 autorizados, 1.070 consultas em ortopedia geral/retorno, 654 tomografias, 289 consultas em neurologia, 238 ressonâncias e muito mais procedimentos autorizados.

“A população será a maior beneficiada com o aumento nos procedimentos autorizados, e isso mostra também, o empenho da nossa equipe em organizar o funcionamento e o controle das ações e serviços desenvolvidos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)”, explica o secretário de Saúde, Alcemir Costa.

Outro destaque dos procedimentos, é o número de cirurgias eletivas que são liberadas pela Auditoria Municipal, que são autorizadas de acordo com a disponibilidade do bloco cirúrgico do Hospital Municipal de Imperatriz (HMI/Socorrão), que além das cirurgias eletivas autorizadas trabalha com uma demanda de urgência e emergência. Em março, a estimativa foi de 150 procedimentos autorizados, entre cirurgia pediatra, procedimentos de hérnia, postectomia, urologia e vasectomia.

A coordenadora de cirurgias eletivas do município de Imperatriz, Mayara Sumaya Sousa Jesus, destaca a importância dos serviços. “Um dos pontos mais importantes para o sucesso e para segurança de uma cirurgia eletiva são os procedimentos avaliatórios realizados antes do processo cirúrgico e os cuidados relacionados ao paciente, tudo com o objetivo de garantir a melhor condição de sua saúde para o momento em que ele passar pela intervenção”, explicou.

Saúde