PLANEJAMENTO
Prefeitura vistoria nova célula de captação de resíduos
Medida busca a desativação gradativa do lixão municipal
Publicado em: 15/05/2017 por William Castro
Equipes da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh) e da Superintendência de Limpeza Pública, da Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), fizeram uma vistoria técnica na célula que fica ao lado do lixão, na última sexta-feira. Na ocasião, foi iniciada a obra de limpeza da área e itens como a ativação da cerca eletrônica e portaria, iluminação e balança foram verificadas.
O engenheiro da Semmarh, Fábio Batista, explicou que o chorume do lixo será coletado nas estações de tratamento, o que impede a contaminação do meio ambiente. “A célula vai funcionar por três anos e visa melhorar o controle de resíduos, pois só receberá materiais separados, após o trabalho dos catadores, o que resulta em renda para eles”, enfatizou.
O coordenador de coleta seletiva da Semmarh, Jairo Sant’Ana, ressaltou que “a etapa representa melhoria no aspecto visual para quem passa na Estrada do Arroz”. Ele disse também que a obra de construção de uma área coberta no local vai melhorar a vida das pessoas.
O superintendente de iluminação pública, Francisco Vaz, afirma que, verificar a iluminação do local, representa mais segurança para os moradores e condutores de veículos. “Há muitos declives na via e o carro de lixo pode deixar os resíduos com segurança, sem o perigo de provocar acidentes, além de evitar crimes na área”, enfatizou.
De acordo com o cronograma de atividades planejado pelas secretarias, a previsão para que a célula entre em funcionamento aponta para agosto deste ano. A medida é um dos passos para a desativação gradativa do lixão.