Prefeito

Saúde

"Só vai errar na Saúde quem quiser errar" diz Assis Ramos, na abertura do encontro com CGU

Representantes de 15 municípios da Região Tocantina participam do evento

Publicado em: 21/03/2017 por William Castro

"Só vai errar na Saúde quem quiser errar" diz Assis Ramos, na abertura do encontro com CGU

"Só vai errar na Saúde quem quiser errar" diz Assis Ramos, na abertura do encontro com CGU (Foto: Dávila Henrique)

A 1ª Reunião Técnica dos Programas da Saúde, por iniciativa da Prefeitura de Imperatriz, começou na terça-feira (21) e segue até hoje (22), voltada para gestores e coordenadores do município. O encontro aconteceno auditório da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus Centro, e conta com representantes da Rede de Controle da Gestão Pública, Tribunal de Contas da União, Governo Federal e Ministério Público. O prefeito Assis Ramos marcou presença na abertura, juntamente com o secretário municipal de Saúde, Alair Firmiano.

Com o tema geral “Um salto de qualidade na gestão dos Programas da Saúde”, o evento tem as participações dosuperintendente e do auditor da CGU, Francisco Alves Moreira e Welliton Resende, do promotor da Saúde, Newton Belo, e do auditor do TCU, Omar Cortez.

Na oportunidade, o público pode participar de oficinas e palestras relacionadas às melhorias na gestão dos Programas da Saúde, com foco na correta aplicação dos recursos públicos. Assis Ramos pontuou que a solicitação desse treinamento, junto a Controladoria Geral da União (CGU), foi planejada para capacitar os gestores e evitar irregularidades, por falta de orientação.

“No que diz respeito à administração pública, o pouco se torna muito, mas resolutivo, se for aplicado com responsabilidade. Essa temática vai nos orientar a fazer os procedimentos, pois na nossa gestão, os recursos serão aplicados nos princípios da transparência e da honestidade, melhorando o processo de combate àcorrupção”, ressalta o prefeito.

O superintendente da CGU Regional MA, Francisco Alves, acrescentou que a aplicação certa dos recursos é fundamental para uma prestação de serviço adequada e destaca a importância da parceria para a realização do encontro. “Ficamos muito honrados com o convite da prefeitura, por isso estamos aqui, para contribuir com os anseios de melhoria dos gestores, pois precisamos dar a correta destinação ao dinheiro dos cofres públicos, e melhorar os serviços prestados à população”, afirmou.

Veja, na íntegra, o discurso de abertura, do prefeito Assis Ramos:

"Senhoras e Senhores, 
Aos colaboradores do município, agradeço pela presença. A cada um, solicito o máximo de atenção, para que tudo que aqui for dito, em termos de orientação... De CAPACITAÇÃO.
Que tudo seja integralmente captado.
Eu disse, durante a campanha, que o dinheiro é pouco. Mas é um “pouco” que se torna bem mais resolutivo se for aplicado com responsabilidade e com honestidade.
É este o princípio do que vai se tratar aqui, hoje.
Orientados pela Controladoria Geral da União, só vai errar quem quiser errar. E, tenho a mais absoluta certeza, aqui só tem gente do bem, que não quer errar, que de tudo fará para fazer história, resgatando a Saúde de Imperatriz dessa situação lastimável em que se encontra.
Aos que aqui representam a CGU, nosso muito obrigado. Eu os chamei porque, diante de tudo o que foi constatado, decidi estabelecer um divisor de águas.
Eu quero mandar para o esgoto as águas turvas que estão adensadas pelas lágrimas de dor e desespero de muita gente dessa imensa região. E, com a Graça de Deus e a colaboração dos meus, desejo, DESEJO MUITO, fazer brotar águas cristalinas, transparentes e puras.
Os relatórios mais recentes de que dispomos, tanto das auditorias de Brasília como das de São Luís, traduzem com perfeição esse estado de coisas com as quais temos nos debatido desde o dia primeiro de janeiro.
Atenção básica desmontada; descontrole total da carga horária dos equipes de Saúde da Família; unidades de atendimento com paredes e tetos apodrecidos pelas infiltrações; ferramentas enferrujadas; serviços que só existiam no papel, e muitas outras irregularidades que refletiam, E AINDA REFLETEM, diretamente na qualidade do serviço que se presta ao cidadão.
Chegou-se ao absurdo de se perder uma UPA Tipo III, de 4 milhões de reais, simplesmente porque o terreno oferecido pelo município, PASMEM, era menor do que a construção. Faltou cuidado para se dimensionar o tamanho da área. E o dinheiro que veio, irremediavelmente, tem que ser devolvido, isso numa cidade onde a carência é gritante.
Eu quero fazer diferente. A política bateu à minha porta sem que eu pelo menos sonhasse em um dia ser candidato a alguma coisa. Isso deve ter um significado.
Quero crer que Deus fez-me instrumento da transformação tão almejada e tão necessária para o povo de Imperatriz.
Não é o tamanho da desordem encontrada que me inquieta, porque sei que, com trabalho, competência e seriedade, tudo se resolve. O que me inquieta é saber que a dor e o risco de morte não podem padecer na fila.
Dizem que a pressa é inimiga da perfeição, mas nós temos que ter pressa, sim. Hoje falta dinheiro porque as contas que ficaram em aberto beiram os 40 milhões de reais. Serviços que não podem ser interrompidos ficaram dois, três e até quatro meses sem serem quitados. Temos contas com até quatro anos de idade.
A nossa pressa é, acima de tudo, para evitar que um serviço desses seja interrompido.
Temos negociado com fornecedores e buscado fórmulas legais para reconhecer débitos que sequer foram empenhados.
Esbatamos nos empenhando para organizar melhor o nosso sistema de informação dos serviços prestados, para que possamos ser melhor contemplados com os repasses.
Temos ido a Brasília, gritar por mais dinheiro. Somos um sistema remunerado para atender menos de 250 mil imperatrizenses e atendemos mais de 700 mil pessoas de três estados.
Vamos vencer tudo isso, acima de tudo porque estamos determinados a não tolerar nada que fuja à legalidade.
Agradeço mais uma vez a todos.
Repito: vamos fazer diferente, bem feito, pelo bem do povo mais necessitado, que tem sofrido tanto.
Muito obrigado". 

Prefeito