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Ouvidoria Geral encaminha, acompanha e responde demandas dos cidadãos

Fases do atendimento tentam garantir a prestação de serviço mais hábil e satisfatório à população

Publicado em: 27/04/2021 por Ariel Rocha

Ouvidoria Geral encaminha, acompanha e responde demandas dos cidadãos

Só com uma resposta satisfatória dos setores responsáveis pela resolução que uma demanda poderá ser encerrada. (Foto: Edmara Silva)

A Ouvidoria Geral do Município é canal aberto de participação popular dentro da Prefeitura de Imperatriz. Além de receber e analisar as demandas dos cidadãos, o órgão encaminha as manifestações para as secretarias e entidades municipais responsáveis. No fluxo de atendimento, essas instâncias possuem até 30 dias para responder; a Ouvidoria acompanha o status de resposta, fornece retorno ao cidadão e encerra o protocolo.  

Essas fases do atendimento, explica o adjunto da Ouvidoria, Patrick Medrado, garantem a prestação de um serviço mais hábil à população. "A ouvidoria, ao receber a demanda, antes de encaminhar às secretarias e órgãos competentes pela resolução, realiza a apuração dela, verifica se compete à Prefeitura e também se há informações suficientes para dar prosseguimento no processo”, diz.

Ele ainda ressalta que após a análise, o cidadão é informado a respeito do encaminhamento da sua manifestação. “A Ouvidoria acompanha o trâmite da demanda depois do encaminhamento feito aos órgãos e também avalia a resposta dada pelo setor. Caso a resposta não seja satisfatória, nós procuramos a instância imediatamente superior para uma nova avaliação”, comenta. Só depois de uma resposta satisfatória, que a demanda é encerrada.

Essa atuação eficiente da Ouvidoria faz parte das ações da Gestão Assis Ramos focadas na transparência e desburocratização na Administração Municipal. O envio de sugestões, reclamações, denúncias, solicitações e elogios deve ser feito por ligação ou mensagens de WhatsApp no contato (99) 99100-7184, também no e-mail: ouvidoriageralitz@gmail.com ou diretamente no site http://imperatriz.ma.gov.br/ouvidoria.

A Lei Federal nº 13.460, de 26 de junho de 2017, conhecida como Lei de Proteção e Defesa dos Usuários de Serviços Públicos, estabelece a implantação do setor da ouvidoria nas Organizações Públicas. O ouvidor Carlos Lima define o dispositivo como “importante ferramenta para a concretização de uma gestão participativa e pautada na democratização das informações”.

Ouvidoria Geral do Município também funciona para atendimento presencial, com funcionamento de segunda à sexta-feira, das 08h às 14h, no endereço Rua Godofredo Viana, número 484, Centro.

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