BALANÇO
Ouvidoria cobra e acompanha transparência de órgãos municipais
De acordo com o relatório de atividades referentes ao mês de agosto, são 230 atendimentos desse tipo
A Ouvidoria Geral do Município (OGM), além de receber manifestações da população, atua na fiscalização e cobrança das secretarias e órgãos municipais. De acordo com o relatório de atividades referentes ao mês de agosto, são 230 atendimentos desse tipo. Foram 115 fiscalizações online, mediante o acompanhamento de contratos e licitações no Portal da Transparência relacionados às secretarias, e 115 fiscalizações e cobranças aos conselhos municipais.
Contabilizando o total de 970 atendimentos no mês passado, a Ouvidoria registrou 741 manifestações, entre acompanhamento de secretarias, conselhos e também denúncias, reclamações, sugestões, solicitações e elogios. A entidade recebe, analisa essas manifestações e as encaminha para os órgãos municipais referentes. No fluxo de atendimento, essas instâncias possuem até 30 dias para responder: a Ouvidoria acompanha o status de resposta, fornece retorno e encerra o protocolo.
Consolidada como importante canal de comunicação entre sociedade e Município, a Ouvidoria preza pela agilidade e qualidade do serviço prestado à comunidade. O ouvidor Carlos Lima ressalta o trabalho do órgão além de uma simples ferramenta de comunicação. “A OGM atua em várias frentes de serviço. Não somos apenas um meio que registra as manifestações, seja qual teor for, mas também atuamos na resolutividade das demandas, além de acompanharmos os trâmites administrativos da transparência das secretarias e órgãos municipais”, diz.
Eficiência nas ações da Ouvidoria estão focadas na transparência e desburocratização na Administração Municipal. O envio de sugestões, reclamações, denúncias, solicitações e elogios deve ser feito por ligação ou mensagens de WhatsApp no contato (99) 99100-7184, também no e-mail: ouvidoriageralitz@gmail.com ou diretamente no site http://imperatriz.ma.gov.br/ouvidoria. O órgão está localizado na Rua Godofredo Viana, número 484, Centro, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h.