Limpeza Pública

SERVIÇO

Prefeitura realiza desobstrução do Riacho Capivara

Medida faz parte do plano de ações preventivas para o período chuvoso

Publicado em: 18/11/2021 por Rafael Pestana

Prefeitura realiza desobstrução do Riacho Capivara

Os agentes de limpeza urbana realizam remoção de entulhos e roço no riacho Capivara, na avenida JK, no bairro Santa Rita. (Foto: Maira Soares)

Nesta quinta-feira (18) as frentes de serviços de limpeza e desobstrução de riachos, da Prefeitura de Imperatriz, atuam no riacho Capivara, nas proximidades da avenida JK, no Santa Rita. O trabalho, que é executado por intermediação da Superintendência de Limpeza Pública (SLP), faz parte do plano de ações adotadas pelo Município para amenizar os alagamentos provenientes do período chuvoso.

“O trabalho é realizado diariamente e contemplará todos os riachos que cortam a cidade. A medida é indispensável, ainda mais durante a época de chuvas, pois dá maior fluidez as águas, garantindo escoamento adequado e evitando possíveis alagamentos”, destaca o secretário Alan Johnes.

Os agentes da SLP realizam a remoção de entulhos do leito do Capivara, entre outros resíduos sólidos descartados de forma irregular, que são os principais responsáveis pelo transbordamento dos riachos. As equipes fazem ainda o roço das margens, mantendo apenas a mata ciliar, que auxilia no combate ao assoreamento e obstrução de rios e riachos. 

Além das ações nos riachos, a SLP realiza ainda o mutirão de serviços do Arrastão da Limpeza, que hoje contempla o Centro e prossegue na BR-010. As localidades contam com os trabalhos de paliação de montes, remoção de pontas de lixo e de entulhos, entre outras ações.

Alan Johnes ressalta que “a atuação da SLP é constante, pois a prática de descarte de lixo em vias públicas ainda é muito comum. Uma frente de serviço que está sempre trabalhando é a da BR-010, pois devido ao grande fluxo de veículos, e a própria extensão da via, que demanda mais ações de limpeza”.

O município também atua no trabalho de poda e remoção de gralharias e resíduos verdes, nos bairros Jardim São Luís, Bom Sucesso, Vila Redenção e Bacuri. E as equipes de manutenção de praças, atuam nas do Turismo, Bíblia, Caminhoneiro, Ferro de Engomar, Antiga Rodoviária, Fátima, Brasil e no Panelódromo. Jardim São Luís recebe ainda as frentes de remoção de entulhos, assim como os bairros Nova Imperatriz e Vila Nova.

Já o Cata Treco, que efetua o recolhimento de móveis velhos e outros bens inutilizáveis, por agendamento prévio, cumpre cronograma nos bairros Parque Anhanguera, Vila Nova, Eco Park, Vila Cafeteira, Parque do Buriti, Vila Maderminia, Vila Ipiranga, São José, Santa Inês, Bom Jesus, Santa Rita, Parque Santa Lúcia, Vila Fiquene, Recanto Universitário e Ouro Verde.

SERVIÇO

Para solicitar qualquer um dos trabalhos da SLP, é disponibilizado o telefone (99) 98541-9941, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O Cata Treco possui prazo de três dias úteis, contando a partir da data do agendamento, até o recolhimento dos trecos. Já o recolhimento de entulhos e gralharias possuem prazo de até sete dias úteis, pois são atividades realizadas por outras equipes.

Limpeza Pública