CONSCIÊNCIA AMBIENTAL
Prefeitura realiza coleta de lixo na Praia do Cacau
No local foram recolhidos sacos plásticos, garrafas de vidro, restos de comidas, entre outros resíduos
A coleta de lixo na entrada e entorno da praia do Cacau é intensificada pela Secretaria de Limpeza Pública, SLP. Medida é primordial devido à quantidade de resíduos que estão sendo jogados no local, por banhistas que frequentam a praia.
Os agentes recolheram restos de comidas, garrafas de vidro e plástico, sacolas, restos de caixa de isopor, papelões, linha de anzol, entre outros resíduos, que agridem diretamente o meio ambiente.
O secretário Alan Johnes explica que a SLP trabalha arduamente para que a cidade seja um lugar limpo, agradável com medidas socioeducativas para que o lixo seja jogado no local correto e não na rua, ou em locais como a praia do Cacau, que é um dos pontos turísticos da cidade.
“É preciso consciência, não adianta nada os nossos colaboradores irem limpar e cinco minutos depois alguém ir lá e jogar lixo. Todos devem fazer a sua parte, é triste presenciar tanta sujeira, sendo que o local fica às margens do nosso maior patrimônio, o Rio Tocantins. Todos nós sabemos que isso prejudica o solo, o rio e os animais que ali habitam. Vamos cuidar do que é nosso”, ressalta.
A limpeza compreende desde a entrada da praia até as margens do rio. A SLP está se concentrando para manter os serviços e direcionamento do lixo aos locais de reciclagem em dia.
O agentes também trabalham executando osa serviços de poda, cata-treco, arrastão, coleta domiciliar, limpeza de praças e coleta de entulhos nesta quinta-feira, 24. Vale destacar que o período de veraneio oficial ainda não foi liberado.
Você Sabia?
Alguns resíduos demoram séculos para se decompor, por isso é tão importante cuidar do planeta, principalmente dos riachos, rios e dos animais que ali habitam. Segue o tempo de decomposição de alguns resíduos que foram encontrados na praia do Cacau.
- Filtro de cigarro – Mais de 5 anos
- Metal – Mais de 100 anos
- Papel – 3 a 6 meses
- Vidro – Mais de 1000 anos
- Plástico – Mais de 400 anos