Notícias

LAVA-PRATOS

Lava-Pratos de Imperatriz chega à terceira edição na Avenida Bernardo Sayão

O evento acontece nos dias 21 e 22, com trios elétricos e programação musical que reúne artistas locais e nacionais

Publicado em: 19/02/2026 por Ana Maria Nascimento

Chefia de Gabinete

Lava-Pratos de Imperatriz chega à terceira edição na Avenida Bernardo Sayão

A programação tem início a partir das 19h, com os shows no circuito na avenida Bernardo Sayão (Foto: Santiago Silva)

O Governo do Estado do Maranhão realiza a terceira edição do Lava-Pratos de Imperatriz nos dias 21 e 22, na Avenida Bernardo Sayão. A Prefeitura de Imperatriz participa como parceira do evento por meio da Fundação Cultural de Imperatriz; da Secretaria Municipal de Políticas para Mulher (SMPM); da Secretaria Municipal De Planejamento Urbano (SEPLU); da Secretaria Municipal de Segurança Pública Integrada (SMSPI), através da Guarda Municipal de Imperatriz (GMI), Superintendência de Proteção e Defesa Civil e Superintendência de Trânsito e Transporte (Sutran).

A programação reúne nomes como Forró de Elite, TDN, Natanzinho Lima, Thais Moreno e Pablo, no sábado, além de Kevin Baetz, Sambaaí, Xand Avião, Argumento e Cláudia Leitte, no domingo.

O prefeito de Imperatriz, Rildo Amaral, destaca o apoio do município à iniciativa. “É uma grande alegria apoiar a realização de mais uma edição do nosso tradicional Lava-Pratos, organizado pelo Governo do Estado. Esse é um evento que já faz parte da identidade cultural da nossa cidade e que, a cada ano, cresce em organização e estrutura”.

Ele acrescenta que o evento também impacta a economia local. “Mais do que uma grande festa, o Lava-Pratos movimenta a economia local. São ambulantes, barraqueiros, artistas, trabalhadores da montagem, da segurança, da limpeza. Centenas de famílias que encontram no evento uma oportunidade de geração de renda e fortalecimento do seu sustento”.

Na área de segurança, a SMSPI atuará com apoio do sistema de videomonitoramento para organização do circuito. Já a SMPM realizará ações da campanha “Carnaval Sem Assédio”.

A secretária da SMPM, Liana Melo, explica como será a atuação das equipes. “Equipes volantes, acompanhadas da Guarda Municipal, abordarão os foliões. Eles receberão botons com informações da campanha e também explicações de que comportamentos podem ser considerados como importunação sexual”.

Em caso de importunação sexual ou qualquer tipo de violência contra a mulher, a orientação é procurar os canais oficiais de atendimento. As denúncias podem ser feitas pelo número 180, da Central de Atendimento à Mulher, ou pelo 190, da Polícia Militar. Também é possível acionar a Guarda Municipal pelo telefone (99) 99120-7328 e a Patrulha Maria da Penha pelo (99) 98495-7166.

O Lava-Pratos terá ainda o apoio da Central de Atendimento ao Catador de Material Reciclável (CAC), que funcionará durante o evento com a atuação de catadores cadastrados na Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (ASCAMARI).

O CAC é um ponto de apoio voltado à organização do trabalho dos catadores, permitindo que o material reciclável recolhido durante a festa tenha destinação adequada e gere renda aos trabalhadores. Durante o Carnaval da Prefs 2026, a iniciativa recolheu mais de 530 quilos de materiais recicláveis.

Notícias