jiu jitsu nas escolas

JIU JITSU NAS ESCOLAS

Alunos da rede municipal conquistam sete medalhas de ouro no Campeonato Maranhense

Imperatriz foi representada por 21 adolescentes em competição realizada no último fim de semana em Imperatriz

Publicado em: 06/03/2018 por Dema de Oliveira

Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude

Alunos da rede municipal conquistam sete medalhas de ouro no Campeonato Maranhense

Com apenas seis meses de treino, alunos da Rede Municipal conquistaram sete medalhas de ouro (Foto: Joceir Júnior)

Imperatriz sediou no último final de semana, o Campeonato Maranhense de Jiu-Jitsu, com participação de 300 atletas da capital e do interior do estado, bem como do Pará e Tocantins. Desses, 21 são alunos do projeto ‘Jiu-Jitsu nas Escolas’, mantido pela Prefeitura de Imperatriz. Participando pela primeira vez de uma competição estadual, disputaram as categorias faixa branca infanto e juvenil masculino e feminino.

Com apenas seis meses de treino através do projeto, alunos da Rede Municipal conquistaram sete medalhas de ouro, além prata e bronze. Das quatro meninas que participaram do Campeonato, três ganharam ouro, e uma delas a prata. As qualificações através da conquista das medalhas, valem pontos para o ranking dos alunos a nível estadual e em um futuro próximo, a troca de faixas.

"Esse resultado demonstra que esses adolescentes estão aprendendo bem a arte do jiu-jitsu. O mais gratificante é que através desse esporte, o rendimento escolar também foi elevado, pois é uma das formas de avaliação para participação dos treinos", destaca o prefeito Assis Ramos que visitou os medalhistas durante treino desta terça-feira. 

O professor Denis Venceslau, coordenador do projeto ‘Jiu-Jitsu nas Escolas’, analisou a performance dos alunos na competição e ressaltou a performance dos jovens num evento dessa dimensão. "Por ser a primeira competição, tudo pesa, como o público, o atleta cansa mais rápido devido a parte fisiológica, a questão da ansiedade. Mas apesar disso, os alunos saíram-se muito bem, pois lutaram, não tiveram medo, quem teve de ganhar ganhou e quem teve de perder, perdeu”, observou.

Segundo o professor, no que se refere à parte técnica, não deixaram a desejar, porque os meninos lutaram contra adversários mais velhos e mais graduados, por faltarem na hora, garotos da mesma categoria. “Como eles estavam lá, e a gente queria que tivessem esse primeiro contato já com público e com a competição em si, nós definimos para que eles lutassem com meninos mais graduados, até porque estamos confiando no trabalho que está sendo feito e sabemos do que eles são capazes. Daqui tenho certeza de que sairão grandes campeões, enfatizou Denis Venceslau.

A próxima competição que os garotos do projeto ‘Jiu-Jitsu das Escolas’, participarão, será a segunda etapa do Campeonato Maranhense, que vai acontecer em meados do mês de abril, também em Imperatriz e no mesmo local, Imperial Shopping.  Está prevista participação em competições fora de Imperatriz, para que os alunos tenham também outros contatos.

Expansão do projeto

Além das turmas do Complexo Esportivo Barjonas Lobão, a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Sedel, implantará novos núcleos do projeto. O primeiro, que se localizará no Recanto Universitário, vai contemplar 50 alunos, dos bairros próximos, como Vila Fiquene, Vila Nova, Parque Santa Lucia, Parque Sanharol, entre outros.

“Nós já estamos na fase final de organização, estamos esperando os materiais chegarem, já estão todos pedidos com apoio da Citelum, para que possamos iniciar mais essa etapa do projeto", anunciou Greyciviane Lindoso, secretária da Sedel.

Idealizado pelo prefeito Assis Ramos, o ‘Jiu-Jitsu nas Escolas  tem sete meses de atividades, com treinos duas vezes por semana, no tatame do Complexo Esportivo Barjonas Lobão. Atualmente contempla cerca de 50 alunos, da rede municipal de ensino.

jiu jitsu nas escolas