jiu jitsu nas escolas

COMPETIÇÃO

Alunos do ‘Projeto Jiu-Jitsu nas Escolas’ participam do II Open Maranhão do Sul

Evento tem o apoio da Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Sedel)

Publicado em: 10/03/2023 por Dema de Oliveira

Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude

Alunos do ‘Projeto Jiu-Jitsu nas Escolas’ participam do II Open Maranhão do Sul

Neste domingo (12), 60 alunos/alunas, da faixa etária entre 11 a 16 anos, dos três núcleos do projeto “Jiu-Jitsu nas Escolas”, estarão disputando na competição. (Foto: Maira Soares)

Idealizado pelo prefeito Assis Ramos, o projeto “Jiu-Jitsu nas Escolas”, coordenado pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Sedel), foi criado para acolher alunos e alunas de escolas da rede municipal de ensino, como forma de inclusão social.

O projeto deu tão certo, que já revelou campeões, com destaque para Luan Patrick, que vem disputando torneios em todo o Brasil e até no exterior, como já aconteceu na Arabia Saudita e mais recentemente na França.

Neste domingo (12), 60 alunos/alunas, da faixa etária entre 11 a 16 anos, dos três núcleos do projeto “Jiu-Jitsu nas Escolas”: Complexo Esportivo Barjonas Lobão, Complexo Esportivo do Recanto Universitário e Jardim Planalto, estarão disputando o II Open Maranhão do Sul de Jiu-Jitsu, com disputas desde a faixa branca, até a preta, que é o último estágio dessa arte marcial. Foi justamente em um torneio como esse, que Luan Patrick foi revelado.

De acordo com o coordenador do “Projeto Jiu-Jitsu nas Escolas”, professor Dênis Venceslau, estarão presentes no evento, que é promovido pela Federação Maranhense de Jiu-Jitsu, com total apoio da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu, jiujiteiros dos estados do Maranhão, Pará, Tocantins, Piauí, por isso o caráter interestadual do evento.

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Sedel), também está dando total e irrestrito apoio, com a cessão do Ginásio de Esportes Fiqueninho, para a realização da competição, que tem início previsto para às 9h.

Conduzido pelo professor Denis Venceslau, com auxílio dos técnicos Romilson Pereira e Edilson Pires, Senegal, o projeto foi lançado em setembro de 2017 e antes mesmo de completar um ano de atividades, teve vários atletas em condições de disputar uma competição ao nível estadual, na ocasião. Atualmente contempla 150 alunos de escolas da rede municipal de ensino, com atividades nos três núcleos.

O projeto tem como normas ampliar o acesso de crianças, adolescentes, e jovens estudantes às práticas esportivas formais de maneira sistematizada e continuada, como instrumento educacional para disseminação de valores do esporte, respeito, trabalho em equipe, superação e comprometimento.

“O prefeito Assis Ramos entende que o esporte é uma ferramenta importante e que auxilia no desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, na melhoria da qualidade de vida e assim pode estimular o exercício da responsabilidade social das empresas e de parceiros”, destacou Luiz Gonzaga Pereira Sousa, titular da Sedel.

jiu jitsu nas escolas