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Prefeitura inicia levantamento e avaliação patrimonial de bens, imóveis e veículos

A previsão é que esse levantamento termine até o fim de 2022

Publicado em: 03/11/2021 por João Rodrigues

Secretaria de Administração

Prefeitura inicia levantamento e avaliação patrimonial de bens, imóveis e veículos

Em reunião, o secretário de Administração e Modernização Alair Firmiano e a adjunta Karoline Cunha tratam do assunto com controlador-geral, Davi Cardoso e o contador Ademir Santos. (Foto: João Rodrigues)

Começou recentemente pela coleta de informações sobre os veículos oficiais, o Levantamento e Avaliação Patrimonial dos bens e imóveis da Prefeitura de Imperatriz. Medida vai envolver todas as secretarias, superintendências e departamentos e tem previsão de ser concluído até o fim de 2022.

Ao anunciar a realização do estudo, o secretário de Administração e Modernização, Alair Firmiano reconheceu que o trabalho será demorado, mas argumentou que a medida se tornou necessária à gestão municipal.

“Sabemos vai exigir um grande esforço, é um trabalho demorado. No caso dos imóveis vamos ter que ir aos cartórios para ver a questão dos registros para atualizarmos todos os imóveis, móveis, objetos e, também, os veículos para que possamos avaliar todo o patrimônio de hoje”, destacou o titular da Seamo.

O coordenador de Patrimônio da Prefeitura, Arielson da Silva Moreira, explicou que “A importância de se produzir um inventário patrimonial como este, em primeiro lugar contábil, será de prestar contas aos órgãos de controle internos e externos, e de analisar a capacidade contábil e administrativa para futuras aquisições, empréstimos, parcerias dentre outras, e em segundo lugar a função de controle. O ente público tem o dever de conhecer sua capacidade patrimonial para gerir melhor suas atividades”.

Arielson Moreira acrescentou que o último levantamento parcial do Município sobre seus bens móveis, imóveis e veículos aconteceu por volta do ano de 2016.

O Município nunca realizou um levantamento como este, sendo que a ação que andou mais próxima foi a realização de inventários patrimoniais parciais, que relacionam bens móveis e veículos já foram feitos, sendo que o último levantamento parcial foi feito por volta de 2016. No entanto, Arielson frisou que nunca foi realizado um levantamento ou inventário patrimonial total incluindo os bens imóveis da Prefeitura de Imperatriz.

Em rápidas palavras, Arielson explicou que a Avaliação Patrimonial é o pós inventário e seria o passo adiante que vai possibilitar aferir valores contábeis e monetários dos bens do município, ou seja, o inventário é o todo, a avaliação é uma parte do inventário.

O coordenador reconheceu que o levantamento será demorado e o ideal para a agilidade é que a Prefeitura de Imperatriz tenha Setores de Tombamento descentralizados nas secretarias para facilitar etapas como de treinar servidores para se ter padronização no levantamento.

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