INCENTIVO
Prefeitura doa espaço para instalações da sede do Centro de Cultura Negra Negro Cosme
O novo espaço, cedido pela Prefeitura de Imperatriz, se localiza na Rua Cel. Manoel Bandeira, Centro, antiga sede da Umes
Publicado em: 12/12/2024 por Dema de Oliveira
A Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Municipal de Governo e Projetos Estratégicos (Segov) participou, na manhã desta quinta-feira (12), do lançamento da pedra fundamental da sede do Centro de Cultura Negra Negro Cosme (CCNC). O novo espaço, cedido pela Prefeitura de Imperatriz, se localiza na Rua Cel. Manoel Bandeira, Centro, antiga sede da Umes.
O evento, contou com as presenças do vice-prefeito Alcemir Costa e do secretário de Governo, Eduardo Alburquerque, que destacou a relevância dessa iniciativa, e as várias ações e projetos da prefeitura, voltadas para os direitos humanos, como o combate ao racismo, inclusão social, entre outros benefícios, que o Centro de Cultura Negra Negro Cosme congrega.
“A maioria de nossa sociedade, é uma sociedade negra, nossa sociedade é mestiça. Todos nós viemos dos povos originários, dos afrodescendentes, e ter um espaço para falar da cultura, de educação e combater ao racismo é missão de qualquer autoridade pública, é dever de qualquer autoridade pública. E o prefeito Assis Ramos, assim que recebeu o pedido, determinou as providências e eu como secretário de Governo, juntamente com o vice-prefeito Alcemir Costa, tomamos as providências e o prefeito fez a cessão do espaço. Além da Umes, nesse local, funcionou a primeira Delegacia de Polícia de Imperatriz. Portanto, antes era prisão, agora será um local de libertação e de educação”, destacou o titular da Segov, Eduardo Soares.
A presidente de honra do Centro de Cultura Negra Negro Cosme, Maria Luisa Rodrigues de Sousa, demonstrou toda sua satisfação, com a sede da instituição. “Esse é um momento ímpar, um momento muito importante para nós, do Centro de Cultura Negra Negro Cosme, que já tem 22 anos de existência. Agradecemos a Prefeitura nas pessoas do secretário Eduardo e do vice-prefeito Alcemir, bem como o prefeito Assis Ramos, pela cessão desse espaço”, disse Maria Luisa.
O vice-prefeito Alcemir Costa, destacou “que o Centro de Cultura Negra Negro Cosme, já é tradicional em Imperatriz. É um centro que arregimenta grandes intelectuais das academias de nossa cidade, as faculdades, as universidades, sempre trabalhou aqui em Imperatriz, discutindo o racismo estrutural e ampliando a cultura em nossa cidade. Essa vitória só pode ser alcançada, porque o prefeito Assis Ramos, sensível à cultura e os movimentos sociais da cidade, assinou e concedeu o direito da CCNC, ter a sua sede própria”.
De acordo com o cronograma definido, o atual espaço será demolido e construído um novo prédio, onde será discutido os problemas do racismo, inclusão social e outros temas relacionados. Atualmente o Centro de Cultura Negra Negro Cosme, está funcionando em um espaço cedido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Imperatriz, localizado na Rua João Lisboa, bairro Juçara.